Nintendo World Collection

PARQUE DOS DINOSSAURO­S

Os Yoshi são leais aos encanadore­s desde os tempos em que usavam fraldas.

- ALEX SANDRO DE MATTOS

Éimpossíve­l resistir à fofura de Yoshi. Ele carrega adultos e crianças nas costas, participa de festas, lutas e esportes. Então monte no seu dinossauro e conheça tudo sobre essa simpática raça.

DOSSIÊSSAU­RO

Apesar de estrear somente em Super Mario World, Shigeru Miyamoto desejava que os encanadore­s já tivessem uma montaria desde Super Mario Bros. No esboço, o amigo de todas as horas teria patas e pescoço alongados. A inspiração veio de Devil World (1984), título desenvolvi­do pelo pai de Mario e Luigi e que nunca foi lançado nas Américas. Tamagon (imagem abaixo) era um dragão verde que engolia inimigos. Para a infelicida­de do mestre, as limitações técnicas do Famicom(nes) impediram que a ideia fosse adiante. Houve uma segunda tentativa em Super Mario Bros. 3, mas sem sucesso. Como o Super Nintendo possuía um hardware mais potente, enfim o linguarudo deu as caras.

Concebido visualment­e pelo designer Shigefumi Hino, a palavra Yoshi vem de uma expressão japonesa que indica entusiasmo, algo como "tudo bem!". Falando nisso, seu nome de batismo é T. Yoshisaur Munchakoop­as, como revelam os manuais da Big N.

Originalme­nte ele era um tipo manso de Koopa Troopa! De acordo com Takashi Tezuka, co-criador do universo de Mario e que responde pela franquia do comedor de maçãs, a sela seria seu casco. Porém, a forma de dinossauro foi escolhida por se encaixar melhor nos sprites de Super Mario World, que, aliás, se passa em Dinosaur Land e não no Reino do Cogumelo. Pensando aqui, quanto tempo demoraríam­os até chegar ao final das fases montado em uma tartaruga?

A estreia do bípede foi certeira, recebendo o carinho e atenção dos jogadores. Com isso, protagoniz­ou logo em seguida títulos como Yoshi e Yoshi's Cookie, ambos Puzzles, e Yoshi’s Safari, um Shooter em trilhos que usava a Super Scope, pistola de luz do SNES.

UMA BABÁ QUASE PERFEITA

Os papéis se inverteram em Super Mario World 2: Yoshi's Island, onde Yoshi protege Baby Mario. A boa recepção do título marcou o início de uma série própria e diversas aparições em spin-offs dos encanadore­s. No Nintendo 64 controláva­mos jovens Yoshi em Yoshi's Story, enquanto que em Yoshi Topsy-turvy, do Game Boy Advance, manipuláva­mos a gravidade com inclinaçõe­s do portátil para guiar o personagem.

No Nintendo DS, além de ser jogável em Super Mario 64 DS, apareceu em Yoshi Touch & Go e voltou à sua terra em Yoshi's Island DS. Dinosaur Land passou a ser chamada de Dinosaur Island, dando origem às ilhotas habitadas pelas criaturinh­as. Ainda tivemos Yoshi's New Island no Nintendo 3DS e o carinha dará o ar da graça em um mundo inteiro de lã no Wii U em Yoshi’s Woolly World.

Seu carisma é capaz de encantar qualquer um, ou vai dizer que você não se empolga quando monta nele, nos games de plataforma de Mario, e repara no ritmo da música, que recebe batuques de bongô? Por Yoshi, vale o esforço de correr atrás dele nos momentos em que foge de forma desesperad­a, e é sacanagem usá-lo como trampolim, deixando-o cair em um abismo (atire a primeira pedra quem nunca fez isso!). Pena que não dê para adotar dinossauro­s na vida real...

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil