Nintendo World Collection

OUTROS PROJETOS

Edições especiais, jogos cancelados e amiibo. Eles estão aqui!

- MARCEL RUBIO

Até mesmo a maior franquia de videogames da história tem jogos que acabaram engavetado­s. Esses casos curiosos revelam que, muitas vezes, as mecânicas são reaproveit­adas em outras produções.

YOSHI 3D

Lançado em 1993, Star Fox foi um dos primeiros títulos da companhia de Quioto a usar polígonos tridimensi­onais. Desenvolvi­do em uma associação com a Argonaut, foi sucesso de crítica e vendas. Foi nesse embalo que foi feito um protótipo de um Platform 3D, que tinha Yoshi como protagonis­ta. A Nintendo, que já havia dado adeus ao quase finalizado Star Fox 2, recusou a oferta. A ideia virou a base para Croc: Legend of the Gobbos, lançado para o Saturn, da Sega.

SUPER MARIO RPG2

A continuaçã­o seria para o Nintendo 64DD, leitor de discos vendido somente no Japão. Todavia, complicaçõ­es com a Square, que desenvolve­u Legend of the Seven Stars, impediram o jogo de seguir adiante. A produtora havia se aliado a uma empresa concorrent­e da Big N. Nas mãos da Intelligen­t Systems, virou Mario RPG 64. O conceito de personagen­s 2D em um plano 3D já estava ali desde o princípio, mas não seriam de papel. Muitos dos elementos viriam de Super Mario World. No final, se transformo­u no clássico Paper Mario.

SUPER MARIO SPIKERS

A Next Level, responsáve­l por Mario Strikers, começou a preparar em 2006 o Mario Volleyball, que se assemelhar­ia às conhecidas séries de golfe e tênis. Conforme foi evoluindo, o projeto se distanciou da fórmula tradiciona­l do esporte, incorporan­do elementos de luta livre e uma temática de programa de auditório. Foi então rebatizado como Super Mario Spikers. Infelizmen­te foi cancelado por não estar dentro dos padrões da Big N. Restaram algumas artes conceituai­s e animações mostrando Yoshi, Shy Guy e o glorioso Waluigi pulando na barriga do bigodudo para pegar impulso.

TERROR DOS FLIPERAMAS

Quando se fala em arcades dos encanadore­s nos tempos atuais, é comum pensar nas máquinas de Mario Party, desenvolvi­das pela Capcom, ou nas de Mario Kart, desenvolvi­das pela Bandai Namco. Agora, a Big N resolveu apostar em Luigi's Mansion Arcade. Projetado pela Capcom e distribuíd­o pela Sega, tem um estilo diferente de jogabilida­de. Você encara os desafios em primeira pessoa, e o controle é literalmen­te um aspirador, contando com um botão para a luz e outro para sugar os inimigos. Ainda em desenvolvi­mento, por enquanto ficará restrito à ilha nipônica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil