Nintendo World Collection

YOSHI'S ISLAND DS

UM DINOSSAURO E MUITOS BEBÊS PARA CUIDAR!

- IGOR ANDRADE

Quis Miyamoto que Yossy, forma variada do nome do dinossauro no Japão, tivesse um jogo de plataforma, lá nos anos 1990. De início, o visual do projeto foi rejeitado pelo marketing da Big N, que era a favor de gráficos poligonais, que já faziam sucesso em Donkey Kong Country.

Depois de quatro anos de desenvolvi­mento, Super Mario World 2: Yoshi's Island chegou ao SNES dez meses antes do então Ultra 64 ser lançado. Vendido nas Américas como continuaçã­o de Super Mario World, era uma provocação à era 3D que se iniciava – paradoxalm­ente liderada por Super Mario 64, também cria do mestre.

Essas informaçõe­s justificam a relevância do título, mas pouco importavam para um garoto de 10 anos. Me lembro de ter ficado feliz da vida ao conhecer a aventura em uma locadora. Sempre quis ter aquele cartucho.

Uma década depois, Yoshi e Baby Mario encararam uma aventura inédita em um mundo multicolor­ido, como se fosse desenhado à mão. Na trama, crianças especiais atraíram a atenção de Bowser, que mandou que os infantes do Reino do Cogumelo e de regiões vizinhas fossem sequestrad­os. Mario escapou de Kamek e, com a ajuda dos Yoshi, deve resgatar um a um.

Felizmente, lá estavam os elementos que me encantaram antes. No entanto, os cenários foram divididos nas telas do Nintendo DS, gerando um detestável ponto cego no meio dos estágios.

A grande novidade ficou por conta do uso inteligent­e dos personagen­s. Em alguns momentos, é necessário trocar quem está na garupa do dinossauro, pois cada um tem destrezas exclusivas, liberando caminho para passagens primárias e secundária­s. Isso aumentou o fator replay, que também foi esticado por minigames desbloqueá­veis, que são avistados nos cinco mundos.

Apesar do esforço, Yoshi's Island DS não entusiasmo­u quanto Super Mario World 2. Ainda assim, a culpa não é do jogo. É nossa mesmo. Ele cumpriu com honra o papel de afagar nossa nostalgia, mas, como já aprendi nessa vida de jornalista de joguinhos, a gente tem o complicado costume de achar que tudo que vivemos no passado era melhor...

 ??  ??
 ??  ?? Lançamento: 13/11/2006 (EUA) e 08/03/2007 (JP) Plataforma:
Nintendo DS Produção:
Nintendo Desenvolvi­mento:
Artoon
Lançamento: 13/11/2006 (EUA) e 08/03/2007 (JP) Plataforma: Nintendo DS Produção: Nintendo Desenvolvi­mento: Artoon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil