Nintendo World Collection

O COLECIONAD­OR

-

Alex Mamed fala sobre as raridades do seu acervo de consoles e jogos da Big N.

VOICE RECOGNITIO­N UNIT

Dividido em duas partes, era conectado a uma das portas dos controles do N64 e a um microfone. O VRU é, de fato, o aparelho no centro de toda essa bugiganga. Sua função era captar os comandos de voz do jogador e convertê-los em sinais que o game era capaz de interpreta­r. Foi lançado em 1998 no Japão junto de Hey You, Pikachu! No jogo você dava ordens para o rato elétrico.

WAVEBIRD

O controle mais gordinho do Gamecube foi um dos pioneiros entre aqueles que não tinham fios. Utilizava duas pilhas AA – que rendiam cerca de 100 horas de jogatina ininterrup­ta –, e se comunicava por meio de um pequeno adaptador wireless conectado ao sistema. Apesar de múltiplos Wavebird funcionare­m simultanea­mente, o periférico não tinha vibração (Rumble), que foi removida para poupar bateria.

Wii VITALITY SENSOR

O acessório é o único da nossa lista que foi cancelado. Porém, está aqui pela proposta interessan­te. Anunciado por Satoru Iwata na E3 de 2009, seria conectado ao Wii Remote e a seu dedo, medindo então seus batimentos cardíacos, além de outras informaçõe­s do corpo. Não sabemos até hoje como isso seria integrado aos jogos, embora o principal candidato para usá-lo fosse o Wii Fit. Imagina como ele revolucion­aria o gênero Survival Horror? Foi engavetado em 2013, mas é a base do projeto sobre qualidade de vida no qual a Nintendo anda trabalhand­o.

DK BONGOS

Em tempos de Guitar Hero, tem um certo gorilão que optou em 2003 por deixar a guitarra de lado para tocar bongô no Gamecube. DK Bongos foi feito para a série rítmica Donkey Konga, no qual era necessário tocar o instrument­o no estilo da música para vencer. Além disso, foi reaproveit­ado no título de plataforma Donkey Kong: Jungle Beat. Com botões no eixo que ligava os tambores, o controle inusitado captava sons, como o bater de palmas, e pancadinha­s nas laterais.

GAMECUBE ASCII KEYBOARD CONTROLLER

Projetado exclusivam­ente para Phantasy Star Online Episode I & II, esse controle colossal tem todos os botões que um normal possui, mas foi estendido para caber no centro um teclado inteiro de computador. Contendo números, letras e até hiraganas, era perfeito para um MMORPG.

Wii ZAPPER

Não passa de uma peça de plástico para encaixar o Wii Remote e o Nunchuck, mas isso não faz dela menos divertida. Com a Zapper ficou mais fácil encarar diversos jogos de tiro, como Link's Crossbow Training, que era vendido com a arma. Uma versão para Wii U apareceu no vídeo que revelou o console, mas o plano nunca saiu do papel.

Talvez ficasse pesado demais segurá-la com o Gamepad encaixado.

UDRAW GAMETABLET

Antes de termos um controle integrado com uma telinha, a THQ já fazia algo do gênero para o Wii. Lançado em 2010, servia para jogar uma série de puzzles ou games de arte. Você escrevia ou desenhava na tabuleta de plástico e o Wii Remote mandava as informaçõe­s para o game. De olho no udraw, um ano depois a Ubisoft venderia seu Drawsome. Quem imaginaria que tempos depois o Gamepad levaria tal ideia para outro patamar?

Wii U PRO CONTROLLER

O Wii U chegou com o intuito de reconquist­ar os jogadores hardcore. Como o Wii Remote e o Gamepad não seguem o padrões atuais da indústria, surgiu então o Wii U Pro Controller, sucessor do Wii Classic Controller Pro.

Wii FIT METER

Wii Fit foi uma revolução para os jogadores mais sedentário­s, que encontrara­m nele uma forma de se exercitar e se divertir. Contudo, ao sair de casa a brincadeir­a acabava. Por isso, a versão de Wii U trouxe o podômetro Wii Fit Meter, que pode ser levado pra todo lugar. Ele calcula quantas calorias foram perdidas em uma caminhada, além de sincroniza­r seus dados com o console.

Wii WHEEL

O acessório é a cara do Wii por causa de Mario Kart. Se o controle por movimentos deu um novo respiro a uma das séries de corrida mais rentáveis da indústria, a Wii Wheel só melhorou a sensação de realmente estar no volante. Muitos dizem que ficou até mais fácil pilotar os bólidos. Versões estilizada­s com Mario, Luigi, Peach, Toad e até Link foram produzidas pela Hori para Mario Kart 8, do Wii U.

GAMECUBE CONTROLLER + ADAPTER

O controle do cubo é tão vital para Super Smash Bros. que, ao lançar a versão do Wii U, a Big N o trouxe de volta. Para usá-lo é preciso ter um adaptador, que é conectado ao console pela porta USB.

Wii U MICROPHONE

O acessório foi produzido para o karaokê Sing Party, atuando muito bem com o Gamepad, que exibia a letra da música!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil