Mo­ra­do­ra de Ma­ri­al­va é o 1º lu­gar em Me­di­ci­na

O Diário do Norte do Paraná - - MARINGÁ - Ra­fa­el Be­re­ta re­da­cao@odi­a­rio.com

A es­tu­dan­te Vic­tó­ria Vig­not­ti Sa­bi­no, 19, não só con­quis­tou uma va­ga no cur­so de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM), mas con­se­guiu o pri­mei­ro lu­gar ge­ral no ves­ti­bu­lar, so­man­do 577 pon­tos – 47,5 a mais do que pres­tou no ves­ti­bu­lar de ve­rão em 2017, 529,5 pon­tos, fi­can­do em 94º lu­gar.

O re­sul­ta­do vem de uma can­sa­ti­va ro­ti­na de es­tu­dos, 12 ho­ras diá­ri­as, que co­me­çou há há dois anos. “Eu fa­zia cur­so de ma­nhã, às 7 ho­ras, e vol­ta­va pa­ra ca­sa às 19 ho­ras. Nos sá­ba­dos ia pa­ra o cur­so e ain­da es­tu­da­va por con­ta. Eu não es­pe­ra­va ficar em pri­mei­ro, pois o que im­por­ta­va era en­trar, mes­mo fi- can­do em úl­ti­mo lu­gar”, con­ta.

Vic­to­ria já ha­via ten­tan­do uma va­ga no cur­so de Odon­to­lo­gia na UEM. “Mas per­ce­bi que a Me­di­ci­na me en­can­ta­va”. No ves­ti­bu­lar de ve­rão em 2017, a jo­vem con­cor­reu a uma va­ga no cur­so so­nha­do. Po­rém al­can­çou uma pon­tu­a­ção de 529,5, fi­can­do em 94º lu­gar.

“Es­se ano es­ta­va mui­to com­pli­ca­do, eu até pensei em de­sis­tir. Che­guei a pas­sar em ou­tras uni­ver­si­da­des, mas não era o que eu que­ria e sem­pre fo­quei a UEM. O es­for­ço va­leu a pe­na e es­tou mui­to fe­liz”, afir­ma.

De acor­do com in­for­ma­ções da UEM, dos dez me­lho­res pon­tu­a­dos no con­cur­so, 9 são pa­ra o cur­so de Me­di­ci­na e que das me­lho­res pon­tu­a­ção em ca­da um dos cin­co cur­sos mais con­cor­ri­dos, to­das são mu­lhe­res.

A con­cor­rên­cia pa­ra Me­di­ci­na foi de 337 can­di­da­tos pa­ra não co­tis­tas e 206 por va­ga pa­ra co­tis­tas. Das 16 va­gas ofe­re­ci­das pa­ra o cur­so, 3 são pa­ra co­tis­tas. Pa­ra a pri­mei­ra cha­ma­da, se­rão con­vo­ca­dos 1.492 apro­va­dos. As ma­trí­cu­las se­rão fei­tas nos di­as 31/1 e 1º/2 de 2019. A da­ta de início das au­las se­rá de­fi­ni­da de­pois de fi­na­li­za­do as ma­trí­cu­las. Mais in­for­ma­ções no www.cvu.uem.br ou te­le­fo­ne (44) 3011-4450.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.