Foz do Igua­çu inau­gu­ra pos­to de re­car­ga elé­tri­ca

O Diário do Norte do Paraná - - PARANÁ - Início

A Itai­pu Bi­na­ci­o­nal e a Com­pa­nhia Pa­ra­na­en­se de Ener­gia (Co­pel) inau­gu­ra­ram na ma­nhã des­ta quin­ta-fei­ra (30), em Foz do Igua­çu (PR), uma es­ta­ção de re­car­ga rá­pi­da de veí­cu­los elé­tri­cos que fa­rá par­te da ele­tro­via Foz do Igua­çu-Pa­ra­na­guá. A ele­tro­via é a pri­mei­ra do Es­ta­do e vai li­gar a re­gião Oes­te ao li­to­ral pa­ra­na­en­se.

O ele­tro­pos­to (co­mo tam­bém é cha­ma­do) foi ins­ta­la­do na cal­ça­da em fren­te ao Cen­tro de Re­cep­ção de Vi­si­tan­tes (CRV) de Itai­pu, ao la­do da bar­rei­ra de con­tro­le da usi­na. Ou­tros dois já es­tão em operação, em Pa­ra­na­guá e Cu­ri­ti­ba. A in­ten­ção é fe­char o ano de 2018 com to­dos os pos­tos ins­ta­la­dos: se­rão 11, no to­tal, ao lon­go de 700 quilô­me­tros da BR-277.

A inau­gu­ra­ção des­ta quin­ta-fei­ra con­tou com a pre­sen­ça do di­re­tor téc­ni­co exe­cu­ti­vo de Itai­pu, Mau­ro Cor­bel­li­ni – que re­pre­sen­tou o di­re­tor­ge­ral bra­si­lei­ro, Marcos Stamm – e do di­re­tor da Co­pel Dis­tri­bui­ção, An­to­nio Ser­gio Gu­et­ter. À tar­de, Stamm vi­si­tou a es­ta­ção, acom­pa­nha­do dos di­re­to­res New­ton Ka­mi­nis­ki (co­or­de­na­ção) e Ma­rio An­to­nio Ce­ca­to (fi­nan­cei­ro exe­cu­ti­vo). “O mer­ca­do de veí­cu­los elé­tri­cos é uma con­di­ção que se im­põe no mun­do. Vo­cê não tem co­mo se dis­tan­ci­ar”, afir­mou o di­re­tor­ge­ral. “Nós es­pe­ra­mos que es­ta inau­gu­ra­ção se­ja um ato de van­guar­da. Um ato que, re­al­men­te, re­pre­sen­te es­se fu­tu­ro que es­tá tão pró­xi­mo”, com­ple­tou.

An­to­nio Gu­et­ter des­ta­cou que “o pi­o­nei­ris­mo é mar­ca re­gis­tra­da da Itai­pu e da Co­pel” e o pa­pel dos pi­o­nei­ros é es­ta­be­le­cer as ba­ses de co­mo se­rá o fu­tu­ro. “Da­qui a al­guns anos os ele­tro­pos­tos não se­rão mais no­vi­da­de. Mas ho­je es­ta­mos dan­do um pas­so im­por­tan­te em di­re­ção ao fu­tu­ro. Es­ta­mos além da re­gu­la­men­ta­ção, por­que a ino­va­ção cor­re mais rá­pi­do que a re­gu­la­men­ta­ção.”

Mau­ro Cor­bel­li­ni ava­lia que a mo­bi­li­da­de elé­tri­ca já é uma re­a­li­da­de no mun­do e que a par­ce­ria en­tre Itai­pu e Co­pel vai per­mi­tir que a no­va tec­no­lo­gia ga­nhe es­ca­la tam­bém no Bra­sil. “Os pos­tos de abas­te­ci­men­to são ne­ces­sá­ri­os pa­ra que os veí­cu­los elé­tri­cos se­jam po­pu­la­ri­za­dos. Com eles, te­re­mos um mun­do me­lhor e mais lim­po.” O pro­je­to da ele­tro­via foi lan­ça­do no fi­nal de mar­ço des­te ano e vai per­mi­tir ao condutor de veí­cu­lo elé­tri­co dei­xar o li­to­ral do Es­ta­do e che­gar a Foz do Igua­çu, abas­te­cen­do as ba­te­ri­as nos pos­tos de re­car­ga rá­pi­da (fast char­ger). Com ape­nas 20 mi­nu­tos na to­ma­da, apro­xi­ma­da­men­te, se­rá pos­sí­vel al­can­çar 80% da car­ga.

A dis­tân­cia en­tre uma es­ta­ção e ou­tra se­rá de até 80 quilô­me­tros, su­fi­ci­en­tes pa­ra per­mi­tir a vi­a­gem. De acor­do com Cel­so No­vais, os veí­cu­los elé­tri­cos de pri­mei­ra ge­ra­ção ti­nham uma au­to­no­mia mé­dia de 120 quilô­me­tros; ho­je, os no­vos car­ros já po­dem per­cor­rer até 400 quilô­me­tros com ape­nas uma car­ga. As es­ta­ções te­rão três ti­pos de co­nec­to­res e po­de­rão aten­der 99% dos veí­cu­los elé­tri­cos ou hí­bri­dos ven­di­dos ho­je no mun­do. Além de Foz do Igua­çu, Cu­ri­ti­ba e Pa­ra­na­guá, es­tão pre­vis­tas pos­tos de re­car­ga em Me­di­a­nei­ra, Cas­ca­vel, La­ran­jei­ras do Sul, Gu­a­ra­pu­a­va e Ira­ti. A pri­o­ri­da­de é ins­ta­lar o sis­te­ma em lo­cais que já te­nham in­fra­es­tru­tu­ra, co­mo pos­tos de com­bus­tí­veis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.