Ação na Jus­ti­ça pe­de re­du­ção de ta­ri­fas

O Diário do Norte do Paraná - - MARINGÁ - Vic­tor Ro­dri­gues vic­tor­ro­dri­gues@odi­a­rio.com An­ti­cor­rup­ção

To­das as con­ces­si­o­ná­ri­as de pe­dá­gio são in­ves­ti­ga­das por sus­pei­ta de par­ti­ci­pa­rem de es­que­ma de pa­ga­men­to de pro­pi­na a agen­tes pú­bli­cos; ação es­tá na Jus­ti­ça Fe­de­ral

go­ver­no do Pa­ra­ná, por meio da Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral do Es­ta­do (PGE), ajui­zou uma ação na 1ª Va­ra da Jus­ti­ça Fe­de­ral, on­tem, dia 1º, re­que­ren­do ime­di­a­ta re­du­ção no va­lor das ta­ri­fas de pe­dá­gio ou a ex­clu­são com­ple­ta da Ta­xa In­ter­na de Re­tor­no (TIR) das con­ces­sões. No Pa­ra­ná, seis con­ces­si­o­ná­ri­as in­te­gram o Anel de In­te­gra­ção. Além da Vi­a­par, há a Ro­do­vi­as do Nor­te do Pa­ra­ná (Triun­fo Eco­nor­te), Eco­via Ca­mi­nho do Mar (Eco­via), Ro­do­via das Ca­ta­ra­tas (Eco­ca­ta­ra­tas), Ro­do­vi­as In­te­gra­das (Ro­do­nor­te) e Caminhos do Pa­ra­ná, que tam­bém es­tão na mi­ra da Jus­ti­ça e de­vem aca­tar o pe­di­do de re­du­ção das ta­xas.

To­das são in­ves­ti­ga­das por sus­pei­ta de par­ti­ci­pa­rem de um es­que­ma de pa­ga­men­to de pro­pi­na a agen­tes pú­bli­cos pa­ra a apro­va­ção de ter­mos adi­ti­vos aos con­tra­tos de con­ces­são, pre­ven­do be­ne­fí­ci­os co­mo su­pres­são de obras e au­men­to de ta­ri­fas.

A me­di­da é fru­to da for­ça ta­re­fa Lava Jato, do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), e da Jus­ti­ça Fe­de­ral, que aca­ta­ram o pe­di­do do go­ver­no pa­ra fa­zer par­te co­mo co­la­bo­ra­dor das in­ves­ti­ga­ções e das ações so­bre as con­ces­sões ro­do­viá­ri­as, re­a­li­za­das no âm­bi­to da Ope­ra­ção In­te­gra­ção II, na se­ma­na pas­sa­da, dia 26 de se­tem­bro; que che­gou a pren­der o ex-pre­si­den­te da Vi- apar, Jo­sé Ca­mi­lo Tei­xei­ra.

Se­gun­do a As­ses­so­ria de Im­pren­sa do Es­ta­do, “a so­li­ci­ta­ção per­mi­te a co­la­bo­ra­ção de ór­gãos pú­bli­cos e o com­par­ti­lha­men­to de pro­vas e ou­tras in­for­ma­ções so­bre ir­re­gu­la­ri­da­des apu­ra­das den­tro dos con­tra­tos de con­ces­são dos seis lo­tes de ro­do­vi­as que for­mam o Anel de In­te­gra­ção”, ex­pres­sa. Tam­bém em re­gi­me de ur­gên­cia, a ação pe­diu o blo­queio e in­dis­po­ni­bi­li­da­de de bens das con­ces­si­o­ná­ri­as.

Pro­cu­ra­do pe­la redação, a As­ses­so­ria de Co­mu­ni­ca­ção da Vi­a­par in­for­ma que a em­pre­sa não foi no­ti­fi­ca­da e de­ve­rá se po­si­ci­o­nar so­bre o as­sun­to pos­te­ri­or­men­te. A As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Con­ces­si­o­ná­ri­as de Ro­do­vi­as (ABCR), tam­bém ques­ti­o­na­da, in­for­ma que, em re­la­ção à Ope­ra­ção In­te­gra­ção II, não te­ve aces­so aos au­tos do pro­ces­so, até o mo­men­to, nem re­ce­beu qual­quer ti­po de so­li­ci­ta­ção por par­te do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, mas per­ma­ne­ce à dis­po­si­ção das au­to­ri­da­des pa­ra for­ne­cer as in­for­ma­ções ne­ces­sá­ri­as.

“Em maio des­te ano, após a re­a­li­za­ção da Ope­ra­ção In­te­gra­ção L, a ABCR ins­tau­rou in­ves­ti­ga­ção in­de­pen­den­te pa­ra apu­rar e ava­li­ar os fa­tos, sob su­per­vi­são do Co­mi­tê de Éti­ca da en­ti­da­de, cu­jos tra­ba­lhos en­con­tram-se em an­da­men­to”, co­mu­ni­ca. Pa­ra sus­ten­tar as me­di­das ju­di­ci­ais, a Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral do Es­ta­do ba­seia as ações na Lei An­ti­cor­rup­ção (Lei Fe­de­ral12.846/13) “que pre­vê res­pon­sa­bi­li­da­de ob­je­ti­va das em­pre­sas pe­los atos de cor­rup­ção le­si­vos ao in­te­res­se pú­bli­co”. Se­gun­do a PGE, ape­sar do pe­dá­gio ter si­do ob­je­to de inú­me­ras ou­tras de­man­das ju­di­ci­ais an­te­ri­o­res, é a pri­mei­ra vez que o pe­di­do de re­du­ção da ta­ri­fas é fei­ta com ba­se na Lei An­ti­cor­rup­ção. A re­pre­sen­ta­ção ju­di­ci­al do Es­ta­do tra­mi­ta em se­gre­do, com pe­di­do de li­mi­nar, pa­ra não atra­pa­lhar o an­da­men­to das in­ves­ti­ga­ções.

De acor­do com a PGE, com a sequên­cia das in­ves­ti­ga­ções e o com­par­ti­lha­men­to de pro­vas não es­tão des­car­ta­das ou­tras ações in­de­ni­za­tó­ri­as e ci­vis, por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va, con­tra agen­tes pú­bli­cos e pri­va­dos que te­nham se be­ne­fi­ci­a­do de atos ilí­ci­tos.

— AR­QUI­VO DNP

APU­RA­ÇÃO. To­das as seis con­ces­si­o­ná­ri­as do Pa­ra­ná es­tão sen­do in­ves­ti­ga­das; Go­ver­no do Pa­ra­ná in­gres­sou com ação por meio da Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral na 1ª Va­ra de Jus­ti­ça Fe­de­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.