UEM é a 25ª em ran­king da Folha

O Diário do Norte do Paraná - - MARINGÁ - Da Redação re­da­cao@odi­a­rio.com

A Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) é a 25ª me­lhor uni­ver­si­da­de do país, se­gun­do o Ran­king Uni­ver­si­tá­rio Folha (RUF), di­vul­ga­do nes­ta se­gun­da-fei­ra (1º). En­tre as es­ta­du­ais bra­si­lei­ras, a Ins­ti­tui­ção es­tá em sex­to lu­gar.

No item qua­li­da­de do en­si­no, a UEM ocu­pa a 23ª po­si­ção e com re­la­ção à pes­qui­sa aca­dê­mi­ca es­tá em 24º lu­gar. En­tre as pa­ra­na­en­ses, ocu­pa a se­gun­da co­lo­ca­ção co­mo es­ta­du­al e ter­cei­ra ge­ral.

O rei­tor da UEM, Mau­ro Ba­es­so, co­me­mo­rou a di­vul­ga­ção do ran­king e a po­si­ção ocu­pa­da que, se­gun­do ele, vem con­so­li­dan­do sua po­si­ção de li­de­ran­ça en­tre as uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras. “Is­so de­mons­tra que a Uni­ver­si­da­de tem um for­te po­ten­ci­al de cres­ci­men­to”, diz o rei­tor.

Dos 40 cur­sos ava­li­a­dos, os me­lho­res são de uni­ver­si­da­des pú­bli­cas. Na lis­ta do ran­king de cur­sos es­tão 32 gra­du­a­ções da UEM. Des­ses, 12 es­tão en­tre a 10ª e 25ª co­lo­ca­ção. Agro­no­mia e Mo­da fo­ram os me­lho­res ava­li­a­dos ocu­pan­do o no­no lu­gar na­ci­o­nal.

Na sé­ti­ma edi­ção da ava­li­a­ção, fo­ram ava­li­a­das 196 uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras. São uti­li­za­dos cin­co in­di­ca­do­res que so­mam cem pon­tos: qua­li­da­de do en­si­no, per­cep­ção do mer­ca­do de tra­ba­lho, ino­va­ção, pes­qui­sa aca­dê­mi­ca e in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção.

A me­to­do­lo­gia pas­sou por al­gu­mas mu­dan­ças no item ino­va­ção e tam­bém no re­cor­te tem­po­ral da co­le­ta de da­dos re­la­ti­vos à pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca, que pas­sou de dois pa­ra cin­co anos.

Ou­tra no­vi­da­de em 2018, foi a cri­a­ção de um Con­se­lho Con­sul­ti­vo, com­pos­to por oi­to es­pe­ci­a­lis­tas em en­si­no, que ana­li­sam a me­to­do­lo­gia ado­ta­da pe­la ava­li­a­ção co­mo ob­je­ti­vo de pro­mo­ver me­lho­ri­as a ca­da no­va edi­ção. O RUF é uma ava­li­a­ção anu­al do en­si­no su­pe­ri­or do Bra­sil fei­ta pe­la Folha des­de 2012. Há dois pro­du­tos prin­ci­pais: o ran­king de uni­ver­si­da­des e os ran­kings de cur­sos. Os da­dos que com­põem os in­di­ca­do­res de ava­li­a­ção do RUF são co­le­ta­dos nas ba­ses do Cen­so da Edu­ca­ção Su­pe­ri­or do InepMEC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.