Va­ci­na con­tra HPV es­tá dis­po­ní­vel

O Diário do Norte do Paraná - - MARINGÁ - Da Redação re­da­cao@odi­a­rio.com

Após os pais e res­pon­sá­veis se mo­bi­li­za­rem para le­var cri­an­ças aos pos­tos de saúde du­ran­te a cam­pa­nha de imu­ni­za­ção con­tra pó­lio e sa­ram­po, ago­ra o aler­ta vai para os ado­les­cen­tes se pro­te­ge­rem con­tra o ví­rus Pa­pi­lo­ma­ví­rus Hu­ma­no (HPV). Nes­te ano, de ja­nei­ro a se­tem­bro 3.842 ado­les­cen­tes re­ce­be­ram a pri­mei­ra do­se e 3.855 com­ple­ta­ram o es­que­ma va­ci­nal con­tra o HPV. No ano pas­sa­do, fo­ram 7.448 apli­ca­ções da 1ª do­se e 4.099 da se­gun­da. Os nú­me­ros não re­pre­sen­tam os ado­les­cen­tes que re­ce­be­ram as du­as do­ses no mesmo ano, por cau­sa do in­ter­va­lo de seis me­ses.

Po­dem re­ce­ber a va­ci­na me­ni­nas en­tre 9 e 14 anos e 11 me­ses e meninos de 11 a 15 anos in­com­ple­tos. As do­ses são disponíveis per­ma­nen­te­men­te em to­das as Uni­da­des Básicas de Saúde (UBS) e na sa­la de va­ci­na da Se­cre­ta­ria de Saúde.

De acor­do com o Mi­nis­téTer­mi­na rio da Saúde, a in­fec­ção pe­lo HPV não apre­sen­ta sin­to­mas na maioria das pes­so­as. Em al­guns ca­sos, o HPV po­de fi­car la­ten­te de me­ses a anos, sem ma­ni­fes­tar si­nais a olho nu. A doença é se­xu­al­men­te trans­mis­sí­vel e po­de le­var a di­fe­ren­tes es­pé­ci­es de cân­cer, co­mo de co­lo de úte­ro, pê­nis, va­gi­na, anal, en­tre ou­tros. A pro­te­ção só é completa qu­an­do o ado­les­cen­te re­ce­be a se­gun­da do­se da va­ci­na, dis­po­ni­bi­li­za­da seis me­ses após a apli­ca­ção da pri­mei­ra. O ví­rus é o principal cau­sa­dor de cân­cer de co­lo de úte­ro, sen­to a ter­cei­ra mai­or cau­sa de morte de cân­cer em mu­lhe­res. “Quan­to mais pre­co­ce­men­te a pes­soa va­ci­nar, mais pro­te­ção ela de­sen­vol­ve e o re­sul­ta­do disso se­rá vis­to lá na frente”, re­for­ça a co­or­de­na­do­ra imu­no­bi­o­ló­gi­ca da Se­cre­ta­ria de Saúde, Edle­ne Loureiro Góis. Pa­ci­en­tes de 9 a 26 anos que fi­ze­ram trans­plan­tes de ór­gãos ou estão em tra­ta­men­to de cân­cer ou apre­sen­tam di­ag­nós­ti­co po­si­ti­vo do HIV/Aids tam­bém têm direito à va­ci­na. ///PMM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.