Ci­en­tis­tas le­vam No­bel de Física por estudo do la­ser

O Diário do Norte do Paraná - - GERAALL - Her­ton Es­co­bar Agên­cia Es­ta­do

A in­ven­ção de “pin­ças de luz” usa­das em pes­qui­sas bi­o­ló­gi­cas e de ou­tras tec­no­lo­gi­as a la­ser em equi­pa­men­tos bá­si­cos do nos­so dia a dia, co­mo im­pres­so­ras e scan­ners de su­per­mer­ca­do, foi ho­me­na­ge­a­da nes­ta terça-feira, 2, com o prê­mio No­bel de Física 2018. Os pes­qui­sa­do­res premiados fo­ram o ame­ri­ca­no Arthur Ash­kin, o francês Gé­rard Mou­rou e a ca­na­den­se Don­na Stric­kland.

Os três re­ce­be­ram o prê­mio por “su­as in­ven­ções ino­va­do­ras no cam­po da física de la­sers”, se­gun­do o anún­cio da Aca­de­mia Real de Ci­ên­ci­as da Sué­cia, fei­to às 6h45 des­ta terça-feira (no ho­rá­rio de Bra­sí­lia).

As­kin fi­cou com me­ta­de do prê­mio, de apro­xi­ma­da­men­te US$ 1 mi­lhão, pe­la in­ven­ção, em 1987, das cha­ma­das “pin­ças de luz”, ou pin­ças óp­ti­cas, que são pul­sos de luz ex­tre­ma­men­te fo­ca­da (la­sers) usa­dos para imo­bi­li­zar áto­mos, ví­rus, bac­té­ri­as e ou­tros mi­cror­ga­nis­mos em ex­pe­ri- men­tos bi­o­ló­gi­cos, per­mi­tin­do, as­sim, uma re­vo­lu­ção no estudo da biologia bá­si­ca da vi­da e na bi­o­me­di­ci­na as­so­ci­a­da a es­ses or­ga­nis­mos.

A ou­tra me­ta­de do prê­mio foi di­vi­di­da en­tre Mou­rou e Don­na, pe­lo pi­o­nei­ris­mo no de­sen­vol­vi­men­to de la­sers de al­ta in­ten­si­da­de que po­dem ser usa­dos de for­ma se­gu­ra - por exemplo, em ci­rur­gi­as of­tal­mo­ló­gi­cas, para cor­re­ção de pro­ble­mas na vis­ta. Eles pu­bli­ca­ram um tra­ba­lho de re­fe­rên­cia so­bre o as­sun­to em 1985. Don­na é ape­nas a ter­cei­ra mu­lher a re­ce­ber o prê­mio de Física des­de a sua cri­a­ção, em 1901. Nes­ta se­gun­da-feira, dia 1º, foi anun­ci­a­do o No­bel de Fi­si­o­lo­gia e Me­di­ci­na - para a des­co­ber­ta da imu­no­te­ra­pia con­tra o cân­cer - e na quar­ta­fei­ra (3) se­rá anun­ci­a­do o prê­mio de Quí­mi­ca.

— REPRODUÇÃO

TRIO. O ame­ri­ca­no Arthur Ash­kin, o francês Gé­rard Mou­rou e a ca­na­den­se Don­na Stric­kland cri­a­do­res da ‘pin­ça de luz’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.