Po­lí­cia pren­de ir­mão de de­pu­ta­do com ma­la

O Diário do Norte do Paraná - - GERAALL - Alex Ro­dri­gues Agên­cia Brasil

Po­li­ci­ais de To­can­tins de­ti­ve­ram na se­gun­da-feira (1º) um ho­mem que ti­nha aca­ba­do de sair de um banco com cer­ca de R$ 500 mil em uma ma­la. Pre­ven­do que a quan­tia se­ria usa­da na prá­ti­ca de cri­mes elei­to­rais, a Po­lí­cia Ci­vil en­ca­mi­nhou o sus­pei­to à de­le­ga­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral em Ara­guaí­na (TO), que ins­tau­rou inqué­ri­to para apu­rar o ca­so.

O ho­mem detido é o ad­vo­ga­do e em­pre­sá­rio Luiz Olin­to Ro­to­li Gar­cia de Oliveira, ir­mão do de­pu­ta­do es­ta­du­al Olyntho Ne­to, can­di­da­to à re­e­lei­ção pe­lo PSDB. O ad­vo­ga­do es­ta­va na com­pa­nhia de um po­li­ci­al mi­li­tar que pres­ta ser­vi­ço à As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va es­ta­du­al. Os dois usa­vam um veí­cu­lo ofi­ci­al que, se­gun­do a as­ses­so­ria da as­sem­bleia, fi­ca aos cui­da­dos do de­pu­ta­do Olyntho Ne­to.

Ao ser no­ti­fi­ca­da, a Jus­ti­ça Elei­to­ral au­to­ri­zou a Po­lí­cia Fe­de­ral a ins­tau­rar inqué­ri­to para in­ves­ti­gar a sus­pei­ta de crime elei­to­ral. O ad­vo­ga­do e o po­li­ci­al mi­li­tar pres­ta­ram de­poi­men­to e fo­ram li­be­ra­dos on­tem mesmo.

O te­or do de­poi­men­to de Oliveira não foi di­vul­ga­do. A Po­lí­cia Ci­vil in­for­mou ter abor­da­do Oliveira após re­ce­ber uma de­nún­cia de ex­tor­são, que lo­go foi des­car­ta­da. Os po­li­ci­ais que aten­de­ram à ocor­rên­cia se­gui­ram a dupla por al­guns quar­tei­rões an­tes de pa­rar o carro em que o ad­vo­ga­do e o po­li­ci­al vi­a­ja­vam e en­con­tra­ram o di­nhei­ro.

Outro la­do

Em no­ta, a as­ses­so­ria da As­sem­bleia es­ta­du­al ex­pli­cou que o veí­cu­lo usa­do pe­la dupla “des­ti­na-se a aten­der às ne­ces­si­da­des ad­mi­nis­tra­ti­vas des­te Po­der, bem co­mo às ati­vi­da­des par­la­men­ta­res, sen­do de in­tei­ra res­pon­sa­bi­li­da­de dos seus con­du­to­res”. A as­ses­so­ria tam­bém con­fir­mou que o PM detido é um dos vá­ri­os po­li­ci­ais militares ce­di­dos pe­la cor­po­ra­ção para ga­ran­tir a se­gu­ran­ça ins­ti­tu­ci­o­nal da As­sem­bleia e dos par­la­men­ta­res.

Ain­da de acor­do com a as­ses­so­ria, nenhuma me­di­da ad­mi­nis­tra­ti­va foi ado­ta­da até o mo­men­to por­que é es­pe­ra­da a manifestação do de­pu­ta­do es­ta­du­al Olyntho Ne­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.