Edi­to­ras bra­si­lei­ras na feira de Frank­furt

O Diário do Norte do Paraná - - CULTURA - Da Redação re­da­[email protected]­a­rio.com

O Brasil es­ta­rá re­pre­sen­ta­do por 28 edi­to­ras, em um es­pa­ço de 176m , por meio do Bra­zi­li­an Pu­blishers (BP), projeto de fo­men­to às ex­por­ta­ções do con­teú­do edi­to­ri­al bra­si­lei­ro, par­ce­ria da Câ­ma­ra Bra­si­lei­ra do Li­vro (CBL) com a Agên­cia Bra­si­lei­ra de Pro­mo­ção de Ex­por­ta­ções e In­ves­ti­men­tos (Apex-Brasil).

Os au­to­res Bi­an­ca San­ta­na, Ge­o­va­ni Mar­tins e João Pau­lo Cu­en­ca fa­zem par­te da de­le­ga­ção bra­si­lei­ra de Frank­furt. Ge­o­va­ni vai par­ti­ci­par da me­sa “A No­va Li­te­ra­tu­ra da Amé­ri­ca La­ti­na” em 13 de ou­tu­bro, às 14h (Ho­rá­rio de Frank­furt), e João Pau­lo mar­ca pre­sen­ça em dois de­ba­tes: ”Li­te­ra­tu­ra Po­lí­ti­ca”, que acontece em 11 de ou­tu­bro, às 14h (Ho­rá­rio de Frank­furt) e “Lín­gua Portuguesa”, que ocor­re em 13 de ou­tu­bro, às 10h30 (Ho­rá­rio de Frank­furt).

“Qu­an­do Me Des­co­bri Ne­gra” (2015) é a pu­bli­ca­ção de mai­or destaque na carreira de Bi­an­ca e traz crônicas e re­la­tos so­bre ra­cis­mo, gê­ne­ro e ra­ça. “A re­per­cus­são tem si­do mui­to boa. Os lei­to­res me dizem que o li­vro é im­por­tan­te tan­to para as pes­so­as que não são ne­gras com­pre­en­de­ram o que é o ra­cis­mo e as ex­pe­ri­ên­ci­as que os ne­gros vi­ven­ci­am, quan­to para as pes­so­as ne­gras que se iden­ti­fi­cam com as nar­ra­ti­vas pre­sen­tes no li­vro”, ex­pli­cou Bi­an­ca. A obra foi tra­du­zi­da para o in­glês e vai ser pu­bli­ca­da na Ni­gé­ria.

Du­ran­te o even­to, a es­cri­to­ra vai par­ti­ci­par de um de­ba­te com o te­ma “Es­cri­to­ras da Amé­ri­ca La­ti­na”, que ocor­re dia 14 de ou­tu­bro, às 15h (Ho­rá­rio de Frank­furt), e pre­ten­de con­tri­buir para a ex­pan­são do con­teú­do edi­to­ri­al bra­si­lei­ro.

O es­tan­de co­le­ti­vo bra­si­lei­ro tam­bém con­ta­rá com uma área re­ser­va­da para ex­po­si­ção da Ja­bu­te­ca, uma bi­bli­o­te­ca for­ma­da por tí­tu­los bra­si­lei­ros ga­nha­do­res do Prê­mio Ja­bu­ti. A Ja­bu­te­ca con­ta com o apoio da Su­za­no Papel e Ce­lu­lo­se, que apre­sen­ta a edição 2018 do Prê­mio Ja­bu­ti, para di­vul­gar os premiados au­to­res bra­si­lei­ros na mai­or feira li­te­rá­ria do mundo.

Além disso, se­rão re­a­li­za­dos três mat­ch­ma­kings ex­clu­si­vos para as edi­to­ras do Bra­zi­li­an Pu­blishers, sen­do um de­les com paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na e dois com a Chi­na, pro­por­ci­o­nan­do en­con­tros de edi­to­res bra­si­lei­ros com players de ou­tros paí­ses. A pro­gra­ma­ção tam­bém in­clui pa­les­tras, even­tos, reu­niões e o lan­ça­men­to do ca­tá­lo­go de bo­oks and rights, com con­teú­do das edi­to­ras apoi­a­das do Bra­zi­li­an Pu­blishers.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.