Co­bra Co­ral ini­cia tur­nê na Itália

O Diário do Norte do Paraná - - CULTURA - Lu­a­na Hi­la­ri Especial para O Diário

O gru­po ma­rin­ga­en­se Co­bra Co­ral fa­rá exi­bi­ção na igre­ja de Sant’Anas­ta­sia, em Ve­ro­na, no dia 7 de ou­tu­bro E, no dia 8, se apre­sen­ta­rá na igre­ja de San­ta Ca­ta­ri­na, na ci­da­de de Pá­dua

O Co­bra Co­ral sai em tur­nê pe­la Itália, nes­te mês de ou­tu­bro, com apre­sen­ta­ções especiais que con­sa­gram o gru­po ma­rin­ga­en­se co­mo um dos mais im­por­tan­tes do can­to co­ral do Brasil. Um dos pon­tos al­tos da tur­nê se­rá a apre­sen­ta­ção nas fes­ti­vi­da­des da pa­dro­ei­ra do Brasil, no dia 12 de ou­tu­bro, Dia de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, que acon­te­cem em Ro­ma. O even­to é pro­mo­vi­do pe­la Em­bai­xa­da do Brasil no Vaticano, em par­ce­ria com o Pon­ti­fí­cio Co­lé­gio Pio Bra­si­lei­ro.

An­tes, o Co­bra Co­ral fa­rá exi­bi­ção na igre­ja de Sant’Anas­ta­sia, em Ve­ro­na, no dia 7 de ou­tu­bro; e, no dia 8, se apre­sen­ta­rá na igre­ja de San­ta Ca­ta­ri­na, na ci­da­de de Pá­dua. Além de par­ti­ci­par das co­me­mo­ra­ções à pa­dro­ei­ra do Brasil, o gru­po re­a­li­za uma se­gun­da apre­sen­ta­ção em Ro­ma, no dia 13, na Igre­ja de San­ta Ma­ria de Mad­da­le­na.

“É uma gran­de res­pon­sa­bi­li­da­de e ao mesmo tem­po uma imen­sa ale­gria e or­gu­lho. Es­ta­mos entusiasmados em mos­trar a qua­li­da­de da mú­si­ca co­ral bra­si­lei­ra e la­ti­no-americana para os eu­ro­peus”, co­men­ta re­gen­te do Co­bra Co­ral, Mar­cus Ge­an­dré Na­ka­no Ra­mi­ro, tam­bém fun­da­dor e diretor mu­si­cal/ artístico do gru­po.

A de­le­ga­ção ma­rin­ga­en­se que em­bar­ca para a Itália é com­pos­ta por 32 can­to­res, en­tre ho­mens e mu­lhe­res, do to­tal de 39 in­te­gran­tes do gru­po. Em 2017, o ma­es­tro ita­li­a­no Elio Orio, do Con­ser­va­tó­rio Ce­sa­re Pol­li­ni, em Pá­do­va, veio à ci­da­de - por in­ter­mé­dio de Pe­dro Le­al, spal­la da Orquestra Fi­larmô­ni­ca da Uni­ce­su­mar - e fi­cou sur­pre­so com exi­bi­ção do gru­po ma­rin­ga­en­se. Daí sur­giu o con­vi­te para a apre­sen­ta­ção na Eu­ro­pa.

Por ser um co­ral in­de­pen­den­te, os par­ti­ci­pan­tes ar­re­ca­da­ram ver­bas, atra­vés de pro­mo­ções e cam­pa­nhas, para cus­te­ar a vi­a­gem. Fun­da­do em 1996, o Co­bra Co­ral reu­niu pes­so­as, a maioria lei­ga, que têm em co­mum a pai­xão pe­lo can­to co­ral. Já su­pe­rou a mar­ca de 700 apre­sen­ta­ções pú­bli­cas, em mais de 50 ci­da­des do Brasil e do ex­te­ri­or - en­tre eles, na Ar­gen­ti­na, no Uru­guai e na Espanha. Por 20 anos or­ga­ni­zou o Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Co­rais em Maringá, que des­de 2016 pas­sou a ser pro­mo­vi­do pe­la Pre­fei­tu­ra de Maringá. “En­ten­de­mos que já tí­nha­mos com­ple­ta­do bem a nos­sa mis­são.

O even­to es­tá sen­do co­or­de­na­do e exe­cu­ta­do com ma­es­tria e be­le­za por ou­tros co­le­gas e mú­si­cos da­qui da ci­da­de”, afir­ma Mar­cus Ge­an­dré.

Em se­tem­bro de 2002, o Co­bra Co­ral foi de­cla­ra­do de Uti­li­da­de Pú­bli­ca do Mu­ni­cí­pio de Maringá; e em fe­ve­rei­ro de 2006, Uti­li­da­de Pú­bli­ca do Es­ta­do do Pa­ra­ná. Em 2015 re­ce­beu da Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res de Maringá o Tí­tu­lo do Mé­ri­to Co­mu­ni­tá­rio pe­los re­le­van­tes ser­vi­ços pres­ta­dos à ci­da­de.

— DI­VUL­GA­ÇÃO

GRU­PO. A de­le­ga­ção ma­rin­ga­en­se do Co­bra Co­ral, que em­bar­ca para a Itália, é com­pos­ta por 32 can­to­res, en­tre ho­mens e mu­lhe­res, do to­tal de 39 in­te­gran­tes do gru­po.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.