Ma­rin­gá te­ve bom de­sem­pe­nho em 2018

O Diário do Norte do Paraná - - MARINGÁ - Vic­tor Ro­dri­gues vic­tor­ro­dri­[email protected]­a­rio.com

O sis­te­ma econômico de Ma­rin­gá te­ve o me­lhor de­sem­pe­nho dos úl­ti­mos qua­tro anos. De acor­do com a aná­li­se do eco­no­mis­ta João Ri­car­do To­nin, to­dos os se­to­res apre­sen­ta­ram al­gu­ma me­lho­ra e a ci­da­de se des­ta­cou com ín­di­ces aci­ma da mé­dia na­ci­o­nal. Se­gun­do ele, até no­vem­bro fo­ram re­a­li­za­das mais de 4 mil con­tra­ta­ções de fun­ci­o­ná­ri­os, no se­tor de ser­vi­ço, co­mér­cio, e ocu­pa o se­gun­do lu­gar no ran­king de em­pre­ga­bi­li­da­de na in­dús­tria no Paraná. En­tre os fa­to­res es­tá a le­ve re­cu­pe­ra­ção da cri­se fi­nan­cei­ra, que vem as­so­la­do o país des­de 2014, e o cres­ci­men­to po­pu­la­ci­o­nal do mu­ni­cí­pio, que de cer­ca de 406 mil ha­bi­tan­tes em 2017 sal­tou pa­ra 417 mil nes­te ano, se­gun­do da­dos do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IBGE). “Por ques­tões de tra­ba­lho, estudos e a da fa­ma de boa qua­li­da­de de vi­da, mui­tas pes­so­as saí­ram de su­as ci­da­des e re­sol­ve­ram mo­rar aqui, e is­so co­la­bo­rou pa­ra o gi­ro de re­cur­sos em âm­bi­to ge­ral, des­de a ar­re­ca­da­ção de tri­bu­tos, con­su­mo bá­si­co, la­zer e di­ver­são. Ti­ve­mos tam­bém uma re­cu­pe­ra­ção da cri­se e a me­lho­ra da con­fi­an­ça do con­su­mi­dor”, co­men­ta.

Ma­rin­gá, as­sim co­mo to­do o Bra­sil, des­de o iní­cio da cri­se, há qua­tro anos, não ti­nha apre­sen­ta­do ta­ma­nha me­lho­ra. “Nes­te ano, os ra­mos de ser­vi­ço e co­mér­cio ti­ve­ram gran­de des­ta­que, e no ano que vem, acre­di­ta­mos que a in­dús­tria e a cons­tru­ção ci­vil, que já ti­ve­ram me­lho­ra, se des­ta­quem”, diz.

Ali War­da­ni, pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Lo­jis­tas do Co­mér­cio Va­re­jis­ta de Ma­rin­gá e Re­gião (Si­va­mar), diz que as lo­jas com mer­ca­do­ri­as de va­lo­res mais bai­xos ti­ve­ram bo­as ven­das, so­bre­tu­do nes­ta fa­se de fi­nal de ano. Já as de pre­ços ele­va­dos, não co­mer­ci­a­li­za­ram tão bem, em­bo­ra te­nha ha­vi­do me­lho­ra, tam­bém, com re­la­ção aos anos an­te­ri­o­res. “A si­tu­a­ção co­me­çou a me­lho­rar”, fri­sa.

Car­los Wal­ter Mar­tins Pe­dro, vi­ce-pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do do Paraná (Fi­ep) e pre­si­den­te do Sin­di­ca­to das In­dús­tri­as Me­ta­lúr­gi­cas, Me­câ­ni­cas e de Ma­te­ri­al Elé­tri­co de Ma­rin­gá (Sin­di­me­tal), diz que o fa­tu­ra­men­to regional cres­ceu mais de 10% em 2018. “A ca­rac­te­rís­ti­ca da in­dús­tria regional é de pe­que­na e mé­dia em­pre­sa, mas com boa e gran­de ca­pa­ci­da­de de pro­du­ção. Con­se­gui­mos uma boa re­cu­pe­ra­ção em re­la­ção aos úl­ti­mos ter­rí­veis anos de re­tra­ção e de­sem­pre­go”, re­la­ta.

Se­gun­do ele, nes­te ano, os cor­tes de fun­ci­o­ná­ri­os fo­ram re­du­zi­dos, hou­ve mais con­tra­ta­ções, pro­du­ções, e a pers­pec­ti­va pa­ra 2019 é po­si­ti­va. “Os em­pre­sá­ri­os co­me­ça­ram a fa­lar em in­ves­ti­men­tos, tan­to de equi­pa­men­tos e ade­qua­ções das uni­da­des fa­bris, coi­sa que não se co­gi­ta­va an­tes. Va­mos tor­cer”, ex­põe Car­los Wal­ter.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.