O Dia

DENGUE in Rio

Registros da doença em 2016 na cidade aumentaram 245% em relação ao mesmo período de 2015

- WILSON AQUINO wilson.aquino@odia.com.br Colaborou estagiária Julianna Prado

Opânico com os efeitos da zika reduziu os holofotes sobre uma velha inimiga dos cariocas: a dengue. Os números da doença, no entanto, seguem assutadore­s e crescentes. Entre primeiro de janeiro de 2016 e 11 de fevereiro, 1.405 casos foram notificado­s no Rio, segundo mapa da Secretaria Municipal de Saúde. Significa um aumento de 245%, se comparado com os dois primeiros meses de 2015: 407 doentes.

Em todo o estado, a proporção de cresciment­o da doença não é menos preocupant­e quando comparados os números de j aneiro de 2015 com os de 2016. O aumento de infectados pela dengue é de 150%. Nos prinmeiros 31 dias do ano passado foram 2.586 notificaçõ­es, contra as 6.467 atuais, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

No Brasil, entre 3 e 23 de janeiro, a elevação f oi de 48%, na comparação entre os dois anos. Em 2015, foram 49.857 registros, contra 73.872 casos, no mesmo perí odo de 2016. O boletim aponta ainda a confirmaçã­o de quatro óbitos por dengue, o que representa uma redução de 92% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram confirmado­s 50 óbitos.

MICROCEFAL­IA

Os dados de microcefal­ia também continuam em ascensão, conforme o último boletim epidemioló­gico divulgado ontem pelo Ministério da Saúde (MS). O relatório indica aumento de 404 para 462 casos confirmado­s da síndrome apenas nos últimos dez dias. Significa 58 novos doentes num período muito pequeno de tempo. Desses 58, o vírus Zika foi encontrado em 41 crianças. Dois doentes, entre os confirmado­s, moram no Estado do Rio. O governo local investiga 214 outras notificaçõ­es. No Brasil, já são 3.852 suspeitos.

“Cabe esclarecer que o Ministério da Saúde está investigan­do todos os episódios de microcefal­ia e outras alte- rações do sistema nervoso central e a possível relação com o vírus Zika”, diz o boletim.

O Ministro da Saúde, Marco Castro, informou que o governo feder alestá empenhado dia enoite para combater a zika. El e participa amanhã, em São Paulo, das ações do Dia Nacional de Combate à doença (leia mais na página 4).

Segundo o Ministério, 765 suspeitas de microcefal­ia foram descartada­s após análises mais criteriosa­s. Todos os números se referem ao período de 22 de outubro de 2015 a 6 de fevereiro de 2016. O Ministério informa também que foram notificado­s 91 óbitos de bebês com microcefal­ia.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Cidade da Rock, vizinha à Vila Olímpica: poça está cheia de larvas e pode funcionar como criadouro de mosquitos. Prefeitura foi alertada pela equipe de reportagem e prometeu fiscalizar área em até cinco dias
ESTEFAN RADOVICZ Cidade da Rock, vizinha à Vila Olímpica: poça está cheia de larvas e pode funcionar como criadouro de mosquitos. Prefeitura foi alertada pela equipe de reportagem e prometeu fiscalizar área em até cinco dias
 ?? CRISTINA ÍNDIO/AGÊNCIA BRASIL/16.1.2016 ?? Ministro da Saúde mostra kit da dengue. Material está em falta no Rio
CRISTINA ÍNDIO/AGÊNCIA BRASIL/16.1.2016 Ministro da Saúde mostra kit da dengue. Material está em falta no Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil