O Dia

Secretaria reconhece falta de kits para testar doença

-

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio admitiu que os kits para diagnostic­ar adengue estão em falta no estado eque os estoques já estão vazios. De acordo coma Secretaria, a responsabi­lidade pelo fornecimen­to do material é do Ministério da Saúde.

Segundo o órgão estadual, o Ministério não envia, desde julho de 2015, a quantidade suficiente de kits para o Laboratóri­o Central de Saúde Pública Noel Nutels, vinculado à rede estadual de saúde, e responsáve­l pela realização dos exames.

Coma faltado produto, os pacientes com suspeitada doença fazem o exame, masas amostras de sangue coletado fi camar maz e- nada spa raque a testagem seja realizada posteriorm­ente.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que já adquiriu mil kits de testes sorológico­s. Cada kit é capaz de fazer 96 testes. Os 96 mil testes serão distribuíd­os a todos os estados até abril e, segundo o Ministério, são suficiente­s para atendera necessidad­e de todos os municípios brasileiro­s.

De acordo com o Ministério, o exame só é indica dopar acasos mais graves, como a quelesque envolvam hemorragia sou em crianças, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas, eque o tratamento independe da realização do exame.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil