O Dia

Militares em guerra contra o Aedes aegypti

Hoje é o Dia Nacional de Mobilizaçã­o Zika Zero. População recebe orientação

- Reportagem da estagiária Julianna Prado

No p r i meir o d i a d a campanha Nacional de Mobilizaçã­o Zika Zero, o Rio de Janeiro está nos f oco das atenções. Cerca de 70 mil homens das Forças Armadas vão distribuir panfletos em 30 municípios do estado. Só na capital, 55 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutic­a pretendem percorrer 49 bairros. A mo- bilização é tamanha que até a presidente Dilma Rousseff desembarca hoje na cidade. Ela vai visitar a comunidade Zeppelin, localizada na Zona Oeste, e participar­á de atividades de orientação da população sobre os procedimen­tos necessário­s para evitar a proliferaç­ão do Aedes aegypti.

De acordo com o comandante da 1ª Divisão de Exér- cito, general Luiz Eduardo Ramos, responsáve­l pelos soldados do Exército no mutirão contra a zika, o trabalho será realizado a partir de dados sobre as áreas mais contaminad­as.

“Quando a população perceber a presença dos milita- res nas ruas, vai cair a ficha de que a situação é séria”, contou o general, que garante passar repelente quando atua nas áreas endêmicas.

Na espera do primeiro filho, o capitão do exército, Paulino Filho, de 32 anos, está ansioso com a campanha. “Eu vivencio o problema. Temos que tomar todos os cuidados para evitar a zika”, conta o militar, que chega a gastar R$150 por mês na compra de repelente para a esposa grávida.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Tropa caça-mosquito: 70 mil homens da Forças Armadas vão atacar focos de Aedes no Rio de Janeiro
ESTEFAN RADOVICZ Tropa caça-mosquito: 70 mil homens da Forças Armadas vão atacar focos de Aedes no Rio de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil