O Dia

Lazer público inteligent­e

Praças da Cruz Vermelha e Paris terão internet, água potável, sistema de som, coleta seletiva de lixo, policiamen­to e monitorame­nto do Centro de Controle

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Dois importante­s espaços públi c os do Rio vão ganhar nova roupagem até as Olimpíadas: as praças da Cruz Vermelha, no Centro, e Paris, na Glória. A revitaliza­ção faz parte do Comitê Praças Inteligent­es. O objetivo principal é humanizar as áreas de lazer, equipando-as com tecnologia e recursos, através da cooperação entre os poderes público e privado. Prevê a recuperaçã­o de todas as praças importante­s do município nos próximos anos.

O projeto é resultante de um convênio entre a Secretaria Municipal de Conservaçã­o, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ). “Uma cidade cada vez mais inteligent­e cria espaços inteligent­es e de integração s o c i a l ”, c o me n t a Pa u l o Duarte, presidente do comit ê e dire t or- e xec utivo da PD7 Te c h n o l o g i e s , que criou o projeto em parceria com o engenheiro eletricist­a Júlio Ribeiro.

O projeto Praças Inteligent­es dará a possibilid­ade de uma pessoa acessar a internet do notebook, tablet ou celular, através de uma rede sem fio. O paisagismo e a vegetação valorizarã­o a história do bairro. A praça terá água potável, sistema de som e coleta seletiva de lixo. A ideia é manter carros da polícia e a instalação de câmeras, que serão monitorada­s pelo Centro de Controle da Prefeitura.

ENERGIA SOLAR

De acordo com os idealizado­res, a iluminação será toda em led, com alimentaçã­o fotovoltai­ca ( sistema que converte a radiação solar em energia elétrica). Uma das grandes novidades será a instalação de telas digitais, por onde serão transmitid­os jogos de futebol e filmes. “Temos como objetivo despertar o setor privado e liberar o setor público para outros investimen­tos”, argumenta Paulo Duarte. A intenção é que uma empresa assuma uma praça por um ano, mas subordinad­as às duas secretaria­s que integram o comitê.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Moradores de rua ocupam a Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio
ESTEFAN RADOVICZ Moradores de rua ocupam a Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil