O Dia

BLOCO PREGA A CONSCIÊNCI­A AMBIENTAL NAS RUAS

Vagalume O Verde, do Jardim Botânico, ensina foliões a descartar seu lixo

-

Nos blocos de rua, campeões em produção de lixo, as ações também são estimulada­s para a defesa do meio ambiente. O bloco Vagalume O Verde arrasta foliões pelas ruas do Jardim Botânico pregando a consciênci­a ambiental. No ano passado, o bloco instalou coletores de resíduos sólidos em todo o percurso do desfile. Foram coletados 473 quilos, segundo a cooperati- va parceira que atuou na coleta, reciclagem e geração de renda. Neste ano, porém, a verba repassada pelo patrocinad­or impossibil­itou o bloco de convidar novamente a mesma cooperativ­a.

“Nós acreditamo­s em um mundo de harmonia e respeito entre sociedade e natureza, consumo consciente, novas práticas e melhores condições de vida para o presente e para as novas gerações. Por isso assumimos o compromiss­o de sermos ponta de lança, vanguarda, na busca por um carnaval mais sustentáve­l”, afirma o folião Hugo Camarate. Ele é presidente da organizaçã­o sociocultu­ral e ambiental que deu nome ao bloco e garante que o incentivo a um descarte correto dos próprios foliões não faltou.

O bloco iniciou recentemen­te um projeto em parceria com o galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino e as organizaçõ­es Sociais Ecomarapen­di e As Charmosas. A iniciativa recebe visita das crianças da rede municipal de ensino para estimular a educação ambiental. Segundo Héctor Garcia, um dos fundadores do Vagalume O Verde, todos os destaques, inclusive as sacolas coletoras de lona, são feitos de materiais reutilizad­os com o trabalho dos profission­ais do galpão.

Nesse ano, para comemorar a 12ª edição, eles farão um projeto de compensaçã­o ambiental com 125 mudas de árvores pau-brasil. Parte delas deverá ser plantada na Comunidade do Chacrinha, em Jacarepagu­á, onde acontece o Projeto Miratus de Badminton. A escolha foi feita porque, em uma parceria com a Federação Mundial de Badminton, 25 crianças do projeto participar­am do bloco. Os pequenos representa­ram o esporte em uma coreografi­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil