O Dia

Auto-estima para quem venceu o câncer

Grife de biquínis da Baixada tem maiôs adaptados com ‘próteses’ de silicone

-

Os tumores na mama é o segundo tipo de câncer mais comum ent r e as mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de combate à doença ( INCA). Estima- se que cerca de 57.960 mulheres tenham contraído esse mal no ano passado. Porém, não se trata de uma sentença de morte, apesar de que, em al- guns casos, ela pode deixar sequelas emocionais e na auto-estima. E foi justamente pensando em minimizar os efeitos traumático­s, a marca de biquínis Carolgava, de Belford Roxo, criou roupas de banho com prótese de silicone.

Desde 1995 a grife começou a l i nha de maiôs para quem passou pelo trauma. São peças que permitem mer- gulhos na praia ou piscina sem o risco das próteses soltarem. E, segundo a modelista Rosária Fassarella, a peça pode ser adaptada a diferentes desenhos de corpo.

“Proporcion­amos alegria para muitas mulheres, ajudamos a redescobri­r a beleza e elevar a auto-estima”, diz.

Depois do diagnóstic­o, em 2013, Rosângela da Silva, 42, teve que passar pela quimiotera­pia e radioterap­ia, além de t er que enfrentar uma mastectomi­a. A partir daí, ela se privou da diversão e sentia vergonha de ir à praia.

“Levei um ano e meio para superar minhas inibições e só agora, no início deste ano, que descobri o maiô com prótese, voltei a ir à praia, porque me sinto bonita de novo”, contou emocionada, relembrand­o os momentos difíceis que viveu.

Para ter esta roupa especial de banho é preciso desembolsa­r cerca de R$ 150.

 ?? Renato Fonseca ?? Após retirar a mama, Rosângela Fassarela recuperou a auto-estima
Renato Fonseca Após retirar a mama, Rosângela Fassarela recuperou a auto-estima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil