O Dia

Campeã desde o berço

Atleta de São João de Meriti de apenas 9 anos superou grave doença e se tornou a mais nova faixa preta de todo o Brasil

-

Olema é superar limit es e encarar desafios, mas acima de tudo salvar vidas. Foi assim que Maria Rita dos Santos Pereira, 9, moradora da região conhecida como ‘ Faixa de Gaza’ (entre os morros do Chapadão e Quitanda), em São João de Meriti, venceu a falta de hormônio de cresciment­o ( GH) e t ornou- se a mais nova f a i x a pr e t a de taekwondo do Brasil.

Aos 4 anos, quando i niciou no esporte, a menina apresentav­a peso e tamanho de uma criança de um ano e meio. “Ela teve uma parada cardiorres­piratória ao nascer e deixou uma grave falha no cresciment­o” explica a mãe, Norma Silvana.

Foram os médicos que recomendar­am a prática de um esporte de alta intensidad­e para estimular o cresciment­o. Foi quando ela conheceu o Projeto Lutando Por Vidas (LPV), idealizado pela Guarda Municipal de São João de Meriti. Em quatro meses, a menina já estava fazendo exame de graduação para faixa amarela e passou a ser monitora voluntária do programa LPV.

O taekwondo e os exercícios físicos, responsáve­is por fazer o GH da atleta aumentar, deram novo rumo e um futuro para ela, que é fã da medalhista olímpica Natália Fala- vigna. Apesar da pouca idade, o currículo, com 22 medalhas, conquistad­as em campeonato­s e diversas apresentaç­ões em escolas, impression­a.

“Ela é um exemplo para as crianças que temos no projeto. Crianças que tentamos mostrar o caminho do bem pelo esporte. É emocionant­e”, afirma o mestre José Bastos.

O sonho de Maria Rita? “Representa­r o Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos”, responde a pequena, sem pensar muito.

O taekwondo também pode ser praticado gratuitame­nte em Queimados. As aulas começam amanhã, mas ainda há vagas. Os responsáve­is podem comparecer à sede da Vila Olímpica (Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 h. Os requisitos são: declaração escolar 2016 (unidades públicas), atestado médico, uma foto 3x4, além de cópias da cer t i dão de nascimento ou carteira de Identidade do aluno, i dentidade do responsáve­l e comprovant­e de residência.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ?? O Lutando Por Vidas busca no esporte a motivação para vencer na vida
O Lutando Por Vidas busca no esporte a motivação para vencer na vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil