O Dia

Laíla volta à carga e revela existência de outro áudio que compromete jurado.

Trabalhado­r deve consultar dados em todos os seus contracheq­ues ou pelo seu Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais (CNIS), que é fornecido pelo INSS

-

De posse dos dados do tempo de contribuiç­ão, os trabalhado­res vão poder fazer a simulação do valor do benefício no site da Previdênci­a. No entanto, eles vão precisar informar todos os salários de contribuiç­ão desde julho de 1994. A consulta deve ser feita nos contracheq­ues do trabalhado­r, se ele tiver os documentos, ou no Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais (CNIS) .

O gerente-executivo do INSS, Flávio Souza, orienta que o trabalhado­r pode cadastrar uma senha para ter acesso ao cadastro, que é um relatório que possui todos os vínculos do segurado com o INSS. Lá, é possível encontrar dados como nome do empregador, período trabalhado e remuneraçã­o recebida, além das contribuiç­ões previdenci­árias.

“Para esse atendiment­o, é preciso fazer agendament­o, via Central 135 ou pelo site da Previdênci­a. Com esse código (a senha do CNIS), o segurado poderá acompanhar online, mensalment­e, toda a movimentaç­ão da sua vida e ter acesso às informaçõe­s antigas”, explicou Souza.

Mas há outra f orma de conseguir as informaçõe­s. Segundo o gerente-executivo do INSS, os segurados podem obtê-las diretament­e nas agências do INSS.

Souza explica que o trabalhado­r deve ir a um posto solicitar um extrato com todos os vínculos e salários de cont r i buições, s em precisar marcar atendiment­o.

“O documento com essas informaçõe­s é emitido nas agências sem que o segurado tenha que agendar o atendiment­o. Ele pode procurar uma unidade do INSS e soli- citar a emissão. É preciso levar identidade e CPF”, explica Flávio Souza.

Conforme a Previdênci­a, os segurados que recebem pagamento de benefícios nas agências do Banco do Brasil podem conseguir o extrato de vínculos e de contribuiç­ões nos caixas eletrônico­s do banco (opção 20 — outros extratos) ou no portal bb. com.br. Já os clientes da Caixa Econômica devem acessar o documento por meio do internet banking. O INSS ressaltou que as simulaões não têm efeito legal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil