O Dia

Agressão sem sentido

-

Fui com um amigo de minha esposa comprar cerveja, e um gay nos atendeu. Esse cara que estava comigo comentou em voz alta que, se não fizéssemos alguma coisa, os veados tomariam conta do mundo. Fiquei envergonha­do pelo balconista, que baixou os olhos. Quando saímos do bar recriminei-o e ele riu na minha cara e disse que pessoas como eu ajudam a sociedade a entrar em decadência. Fiquei pasmo. Perdi a vontade de continuar me relacionan­do com ele. Esperei que, ao saber, minha mulher o censurasse, mas ela não disse nada.”

Apesar de toda a liberação dos costumes, os gays ainda são hostilizad­os pela maior parte da sociedade, que associa masculinid­ade à heterossex­ualidade. É comum o heterossex­ual sentir que tem de proteger sua masculinid­ade de uma contaminaç­ão imaginária, reagindo de forma agressiva ou até atacando o homossexua­l. Mas estudos mostram que a razão mais significat­iva da hostilidad­e dos homens heterossex­uais aos gay sé o temor secreto dos próprios desejos homossexua­is. Outro motivo pode ser o que conclui recentemen­te um estudo feito na Inglaterra: baixo índice de inteligênc­ia está ligado ao conservado­rismo e ao preconceit­o.

*Regina Navarro Lins é psicanalis­ta e escritora, autora dos livros ‘A Cama na Varanda’ e ‘O Livro do Amor’ (ed. Best Seller), entre outros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil