O Dia

Carnaval: sem válvula de escape, explode!

- Fernando Scarpa Psicanalis­ta

Feliz 2016 a todos! Claro que ninguém estranha esse desejo. Efetivamen­te, o Ano Novo é hoje. Os calendário­s dos impostos estão prontos há tempos, os prazos aguardam ávidos pelo dia certo de receber a grana que você gastou semana passada, jogando as contas para baixo do tapete e dizendo: “Não me leve a mal, hoje é Carnaval.”

Disse e fez o que prometeu? Hoje, vem a realidade dura: a fatura venceu, dinheiro não há, só dor de cabeça forte que não paga conta! Na hora da ‘gela’, da cara cheia, no embalo do álcool, tudo tinha sentido, valia a pena. A vida é uma só, depois tudo se resolve! Caro, mas resolve!

O Carnaval foi animadíssi­mo, fico com medo de pensar e admitir que a crise, o aumento dos i mpostos, a corrupção, a ameaça de impeachmen­t, dólar nas alturas, a China desestabil­izando o mundo, a zika ameaçando fi rme, tudo, tudo de ruim que vem acontecend­o no país e no mundo esgotou a todos nós. E esse Carnaval no início de fevereiro funcionou como uma catarse popular. Sem válvula de es- cape, explode: questão de física! As ruas estavam lotadas, o povo todo fantasiado, a farra comeu solta! Convenhamo­s, tem hora que tudo é duro demais, e o álcool, aquele euforizant­e louco, ameniza tudo, embora cobre caro na hora da ressaca.

Se este ano foi diferente daquele que passou, responda quem puder: sempre se busca uma explicação ou pelo menos se tenta entender de onde vêm alguns sentimento­s, em especial, nesta semana pós-euforia! Que a Mangueira ganhou já se sabe, embora fique a dúvida: quem ganhou foi a Mangueira ou Bethânia? Não importa, ela é pé-quente e vai ficar a fama! Convenhamo­s: a filha de Oyá não é mole; a escola não fica atrás. Como toda boa receita, se você junta bons ingredient­es, o paladar final acaba dando certo!

As piadas na internet envolvendo Cartola e D. Zica foram hilárias: esperto, pegava ela e não ficava doente! É o carioca, brasileiro brincalhão que se diverte com a própria vida e tragédia. Caiu no samba, adiou pagamentos, aguenta o governo corrupt o, paga o IPVA mais caro do país, entuba aumento de Imposto de Renda e ainda ri do post da Dilma sentada perguntand­o: “Curtiu o carnaval? Agora cai na real e vai trabalhar! Quebrei o país e preciso do seu dinheiro!”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil