O Dia

Câmara revê segurança após invasão pró-militar

Detectores de metais não funcionara­m. Entrada será alterada, diz Rodrigo Maia

- ]Brasília

Os procedimen­tos de entrada na Câmara dos Deputados serão revistos, afirmou ontem o presidente da Casa, Rodrigo Maia, em entrevista à Rádio Estadão. Quarta-feira, o plenário foi invadido por grupo de manifestan­tes favoráveis a uma ‘intervençã­o militar’, gerando danos ao patrimônio. Os 51 integrante­s foram presos.

Maia os classifico­u como “baderneiro­s”. Os manifestan­tes, que não tinham uma liderança, se dividiram e entraram por portas diferentes, dificultan­do o trabalho da segurança.

Por isso, segundo o deputado, a Câmara pensa em reforçar a segurança e o procedimen­to de revista das pessoas que quiserem entrar na Casa. Ele admitiu também que os detectores de metais da Câmara falharam e que tem informaçõe­s de que armas entraram no plenário.

Os equipament­os serão consertado­s e todos deverão se submeter a eles. “Não vejo nenhum problema de as pessoas passarem pelo detector de metais, inclusive parlamenta­res”, disse Maia.

O deputado disse que os manifestan­tes estavam em Brasília desde o feriado de terça-feira, mas a Câmara não foi aberta. Maia afirmou que a invasão não compromete­u os trabalhos dos deputados, mas foi simbólico “de um ato muito grave”.

E TOME IGNORÂNCIA

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma gafe de uma mulher que estava na manifestaç­ão. Ao entrar na Casa, ela viu uma arte dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorado em 2008. Na pintura, aparecem as bandeiras do dois países juntas. Apontando para a arte, a mulher diz que deparou com uma “cena nojenta com um símbolo vermelho e comunista”. Ao final, ela ainda faz um “alerta” à população. “A nossa bandeira não será mais como conhecemos”.

 ?? LUIS MACEDO / CÂMARA DOS DEPUTADOS/16.11.16 ?? Invasores hostilizam Waldir Maranhão, que presidia sessão na quarta
LUIS MACEDO / CÂMARA DOS DEPUTADOS/16.11.16 Invasores hostilizam Waldir Maranhão, que presidia sessão na quarta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil