O Dia

Articulaçã­o política pode barrar CPIs

-

A prisão de Sérgio Cabral impulsiono­u diversos deputados a assinar pedido de instalação de duas Comissões Parlamenta­res de Inquérito (CPIs) na Alerj.

O Psol pediu a CPI das concessões de isenções fiscais a partir de 2008 e conseguiu, até o início da noite de ontem, 28 assinatura­s. Já a deputada Zeidan (PT) recolheu 24 nomes (o mínimo) para investigar suspeitas de superfatur­amento em obras do Maracanã e Metrô.

Mas os pedidos não garantem que as CPIs vão ocorrer. Para isso, o presidente da Alerj terá que chamar ao plenário líderes da Casa. E Édson Albertassi acredita que não haverá “tempo hábil” para isso, tendo em vista o recesso parlamenta­r: “Mais pela questão técnica, não política”.

Eliomar Coelho (Psol) diz que o partido pressionar­á para que o trabalho seja feito até no recesso: “O Regimento Interno é claro ao dizer que podemos trabalhar nesse período. Não podemos nos furtar a achar saídas para a crise. Temos que abrir a caixa preta das isenções. É fundamenta­l para os rumos do estado”.

Ontem, a Fasp foi à Justiça e pediu a apreensão da folha de pagamento de outubro para acelerar os créditos de salários. “Depois, vamos fazer o bloqueio da conta do estado para transferên­cia dos valores para os servidores”, disse o advogado da Fasp, Carlos Jund.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil