O Dia

Conmebol confirma saída dos mexicanos

Redistribu­ição das três vagas deverá ser oficializa­da em reunião no fim do mês

- Assunção

A Conmebol confirmou que os clubes mexicanos estão fora da Libertador­es da América em 2017. Somente em reunião marcada para os dias 29 e 30 deste mês, em Montevidéu, a entidade deverá informar como ficará a redistribu­ição das três vagas. É quase uma certeza que Brasil, Argentina, Chile e Colômbia não terão direito à inclusão de novos clubes na competição, pois já foram beneficiad­os em mudança anterior — o Brasil ganhou duas vagas e Argentina, Chile e Colômbia, uma.

Os mexicanos estão deixando a Libertador­es porque não aceitaram as mudanças no calendário. A partir de 2017, a competição vai se estender de janeiro a novembro. Além disso, não concordara­m com a redistribu­ição das vagas — o México seguiria com três times.

A tendência é que a Conmebol distribua as vagas entre os países que não conseguira­m incluir mais times na competição. A saída dos mexicanos não agrada à entidade na questão comercial, já que a Libertador­es perde penetração em importante­s mercados, como México e Estados Unidos.

Os clubes mexicanos disputavam a competição desde 1998. No período, chegaram a três finais: com o Cruz Azul, em 2001, o Chivas, em 2010, e o Tigres, em 2015. Na área esportiva, o estímulo dos times mexicanos não era tão grande porque o título não dava direito à vaga no Mundial da Fifa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil