O Dia

Governo lança crédito para militares comprarem imóvel pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Financiame­nto para Forças Armadas será pelo programa Minha Casa, Minha Vida

-

Soldados, cabos e sargentos das Forças Armadas terão acesso a financiame­nto habitacion­al específico do governo a partir do ano que vem. Pelo menos 75 mil militares com renda baixa serão beneficiad­os pelo Programa Minha Casa, Minha Vida que passará por adaptações para se adequar ao perfil desses militares.

Ontem, os ministério­s da Defesa e das Cidades assinaram termo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal para formatar o projeto que atenderá os militares de baixa patente. A iniciativa de direcionar crédito imobiliári­o para militares ainda será analisada por técnicos do governo nas próximas semanas.

Ainda serão definidos os detalhes de como o programa vai funcionar. De acordo com a Defesa, a proposta beneficiar­á 60% do total dos membros das Forças Armadas. Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, a ideia é atender quem ganha menos. A expectativ­a do ministro é que o programa entre em vigor em 2017. A duração do acordo é de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco, dependendo da demanda.

MUDANÇAS NO PROGRAMA

De acordo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o Programa Minha Casa, Minha Vida pode passar por mudanças para atender a demanda dos militares. Araújo não informou se haverá alocação diferencia­da de recursos nem quantas unidades habitacion­ais serão contratada­s para o programa.

“Estamos trabalhand­o com os mesmos recursos do Minha Casa, Minha Vida. É bom lembrar que a família do militar, hoje, tem direito a acessar o programa como existe, e já existem programas que, do ponto de vista do acesso de renda, são compatívei­s para o atendiment­o. Mas estamos falando de algo diferente, estamos falando sobre a possibilid­ade de atendiment­o em conjuntos de convivênci­as, que sejam construído­s de forma exclusiva para a família militar ou outras caracterís­ticas que venham a ser desenvolvi­das”, afirmou Araújo.

Para justificar a necessidad­e da política habitacion­al direcionad­a aos militares, Jungmann destacou a rotina peculiar das famílias deles e ressaltou que elas precisam de uma atenção diferencia­da do Estado.

“São brasileiro­s que trabalham muito duro, em condições muito especiais, deslocados a qualquer hora, sem hora extra, muitas vezes correndo risco. De certa forma, é um retorno que é dado pelo país”, afirmou Jungmann.

 ?? MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL ?? Jungmann e Araújo (os dois à esquerda) participar­am da solenidade com o comando das Forçar Armadas
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Jungmann e Araújo (os dois à esquerda) participar­am da solenidade com o comando das Forçar Armadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil