O Dia

Carros de passeio terão mais uma faixa na Av. Brasil

Seletiva criada para ônibus e táxi na época da Olimpíada será liberada para carros de passeio hoje

-

Secretário Fernando Mac Dowell esteve ontem na via e anunciou que uma das pistas que era usada apenas por ônibus e táxis, durante a Olimpíada, será liberada.

Os veículos de passeio vão ganhar, a partir de hoje, mais uma faixa para transitar na Avenida Brasil. Desde a Olimpíada foram criadas duas seletivas para ônibus e táxis, no trecho entre o Caju e Barros Filho. Com isso, os outros veículos foram prejudicad­os. Mas, agora, uma dessas faixas será liberada, o que, segundo a Secretaria Municipal de Transporte­s (SMTR), vai ajudar na fluidez do tráfego e reduzir o tempo de viagem.

Ontem, o secretário municipal de Transporte­s e vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell, foi à Avenida Brasil para fazer vistoria neste trecho que terá o funcioname­nto alterado. A iniciativa foi uma amostra de que a gestão da pasta promete fiscalizar e estudar mudanças nas vias da cidade.

“As pessoas estavam perdendo 40 minutos no trânsito neste trecho da via. Estava um caos”, declarou Mac Dowell. “Eram intervençõ­es equivocada­s. As faixas usadas para as Olimpíadas já deveriam ter sido retiradas. Vamos acabar com este transtorno para a população”, afirmou Fernando Mac Dowell.

O secretário garantiu ainda que outras alterações estão por vir: “Além deste, outros ajustes estão sendo estudados na via”.

Segundo a secretaria, a mudança na Avenida Brasil foi baseada em “um estudo de capacidade e demanda visando melhorar a circulação e fluidez na via”.

A prefeitura diz também que reforçará a atuação dos agentes de trânsito na região. Segundo a SMTF, a CET-Rio e a Guarda Municipal vão atuar em conjunto para garantir o cumpriment­o das novas normas de circulação.

Para continuar monitorand­oa região e buscar melhorar o trânsito na via, o Centro de Operações do Rio (COR-Rio) também atuará nesse trabalho. O COR estará com técnicos e engenheiro­s monitorand­o, por câmeras, toda a operação, prontos para atuar em qualquer eventualid­ade viária.

A ampliação da faixa seletiva da Avenida Brasil para táxis e ônibus foi realizada pela Prefeitura do Rio no dia 22 de julho de 2016, especifica­mente para a Rio 2016.

Na época, a SMTR informou que o prolongame­nto seria do Trevo das Margaridas até Barros Filho, em ambos os sentidos. A partir do dia 25 de julho, a seletiva tornou-se uma das faixas prioritári­as implantada­s na cidade do Rio para o deslocamen­to da ‘Família Olímpica’ durante os Jogos.

Além da seletiva da Avenida Brasil, foram criadas faixas prioritári­as para a ‘Família Olímpica’ nas vias de BRS da cidade, em bairros da Zona Sul, como Copacabana, Ipanema, Leblon, e no Centro, com funcioname­nto 24 horas por dia. As vias estavam sinalizada­s com a marca Rio 2016 e com a faixa contínua ou tracejada azul.

Os veículos de passeio que circulasse­m nessas faixas olímpicas teriam que pagar multa de R$ 1.500.

Na Av. Brasil, chegaram a ser instalados radares para coibir o uso da faixa por outros carros que não fossem os permitidos.

“As faixas usadas para a Olimpíada já deveriam ter sido retiradas. Eram um transtorno. Fernando Mac Dowell

 ?? FOTOS SMTR/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS SMTR/DIVULGAÇÃO
 ?? ARQUIVO ?? Acima e no alto: o trecho no qual ocorrerá a liberação das faixas, na Avenida Brasil, a partir de hoje
ARQUIVO Acima e no alto: o trecho no qual ocorrerá a liberação das faixas, na Avenida Brasil, a partir de hoje
 ??  ?? Da esquerda: Virgínia Maria Soares (nova presidente da Cet-Rio), Mac Dowell e o diretor de engenharia da CET-Rio, André Ormond
Da esquerda: Virgínia Maria Soares (nova presidente da Cet-Rio), Mac Dowell e o diretor de engenharia da CET-Rio, André Ormond

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil