O Dia

Tem ‘boi de piranha’ na linha

- Fernando Scarpa Psicanalis­ta

Tragédias acabam roubando qualquer cena. Elas desviam a atenção de situações desagradáv­eis da política do país, salvando apele de alguma personalid­ade metida em encrenca braba. Já ouviu falar em ‘boi de piranha’? Jogado no rio, consegue-se atravessá-lo com o resto do rebanho ileso.

Isso me remete a setembro de 1987, quando o barco Solana Star chegava ao Rio de Janeiro, vindo da Austrália, com 22 toneladas de maconha, para ser dividida entre duas embarcaçõe­s com destino a Miami.

A tripulação, desconfiad­a que a PF sabia da operação, decidiu desovara carga no mar, transforma­ndo o fim daquele a nono‘ Verão da Lata ’. O país, par avariar, estava em transição, entre o fim da ‘dita dura’ e a abertura para a democracia plena. Na época, surgiram muitas versões, entre elas ad eque tudo não passava de estratégia ,‘ boi de piranha ’, para a passagem de outro barco com carga mais valorosa, de pó, que ‘brilhava’ naqueles anos.

Passadas três décadas, continuamo­s em transição, saídos do impeachmen­t, agora em governo provisório, com delações premiadas ameaçando cabeças históricas,estados fali dose ... somos surpreendi­dos pelo massacre no presídio de Manaus! Imediatame­nte, as atenções são furtadas: tem ‘boi de piranha’ na linha?

Como senão bastasse, morreu Mário Soares, eoa vi ãop residencia­l levanto uvo o como ministro do STF e juiz do TSE, a convite do réu Temer, que será julgado pelo passageiro convidado: ao que tudo indica, ele deve ser campeão na imunidade, para se misturar ao réu na travessia do Atlântico e depois pronunciar sentença. Juiz Gilmar, contudo, sucumbiu a uma ‘labirintit­e’.

No Rio, ‘Pezão frio’ tenta cobrir o rom boque ele ajudou afazer com Cabral, tirando milhões de reais do estado e do bolso dos funcionári­os públicos que, sem grana, morremà míngua, massacrado­s pelo mau uso d odin heiro.Émortep arato dol ado:é na porta do hospital, por falta de verba; é na rua, por falta de segurança; e onde mais você não imaginar, tem! As injustiças seguem seu curso no país das maracutaia­s. Só falta mesmo Renan Calheiros assumir o Ministério da Justiça, sem ‘boi de piranha’, até porque ninguém representa melhoro queéa Justiça brasileira do que ele. Não há truque que dê conta de encobrir tanta loucura!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil