O Dia

Desenho leva três anos para ficar pronto

‘Porto Papel’, do Gloob, é feito com material reciclado e precisa tirar 15 fotos para cada 1 segundo de imagem

- GABRIEL SOBREIRA gabriel.sobreira@odia.com.br

Elaé adolescent­e, possui poderes sobrenatur­ais, saiu da cidade parapas saruma temporada no interior, toda sua rotina éfe ita de papel—elevou três anos para ganhar vida. É a personagem Matilde, da animação ‘Porto Papel’, do canal Gloob. Para dar movimento a cada cena, uma foto é tirada do personagem. A equipe o movimenta um pouco, tira uma nova foto, e faz isso novamente até chegar aos onze minutos aproximada­mente do desenho.

“Precisamos tirar quinze fotos para um segundo de animação. Depois, todo o material vai para após-produção, onde apagam os aneis de suporte que mantêm os bonecos em pé. Adicionamo­s as expressões faciais em 2 D, ose feitos especiais, para apagar as falhas digitalmen­te, sombras ou animadores que entraram na cena. É um trabalho muito detalhado. Pergunte aos animadores e equipe de pós-produção.Elesd irão queé difícil, talvez não com palavras tão elegantes( risos )”, brinca Alvar o Ceppi, um dos diretores de ‘Porto Papel’, que levou três anos para ficar pronto.

O material utilizadon­a produçãoe confecção dos personagen­s e cenário sé reciclável e de uso biodegradá­vel. “Nós também mantemos um processo de reciclagem dos materiais usados no programa e no estúdio”, explica Ceppi, cujos roteiros tinham até oito versões diferentes até a escolha final.

O fato da protagonis­ta Matilde ser uma adolescent­e e estar na puberdade não foi por acaso ou escolha gratuita .“Isso permite um melhor desenvolvi­mentodos episódios. Queremos contar histórias que são universais eque toda criança de qualquer parte do planeta possa se identifica­r”, observa.

Se gund oC ep pi, o retor nodo público brasileiro tem sido além de qualquer expectativ­a. “Tem comentário­s no Facebook de crianças que baixam os moldes dos personagen­s no site do programa e criam seus próprios bonecos, com cores e formatos que eles escolhem. E com poderes ainda mais loucos doque os da Matilde. É incrível essa resposta. Por favor, continuemm­andando !”, comemora.

Ceppi adianta que haverá uma segunda temporada em breve, com os novos episódios no ar em 2018. Mas lembra que ‘Porto Papel’ leva um tempo. “Mas agora será um pouco mais rápido”, promete.

‘Queremos contar histórias universais e que toda criança possa se identifica­r’ Alvaro Ceppi Diretor de ‘Porto Papel’

 ??  ??
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? As crianças podem baixar os moldes dos bonecos no site do programa
FOTOS DIVULGAÇÃO As crianças podem baixar os moldes dos bonecos no site do programa
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil