O Dia

Antigo batalhão para PMs será cela ‘VIP’ da Lava Jato

Após reforma rápida, ex-governador Sérgio Cabral, que está preso em Bangu, poderá ser transferid­o. Sua esposa e Eike Batista não poderão acompanhá-lo

-

Oex-governador Sérgio Cabral já pode começar a arrumar as malas para mudar de presídio. Ele vai trocar a cela em Bangu 8, no Complexo Penitenciá­rio de Gericinó, por uma que está sendo construída às pressas, para os presos da Operação LavaJato que têm nível superior, no antigo Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica. Como não terá ala feminina na nova unidade, a ex-primeira-dama, a advogada Adriana Ancelmo (presa desde dezembro), não vai acompanhar o marido, com quem se encontrari­a todas as quartas e sábados no banho de sol, em Bangu. Eike Batista, por não ter curso superior, também fica em Bangu.

A Seap estima que a mudança ocorra em 30 dias. São presos da Seap que estão tocando a obra, que, segundo o secretário, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, vai custarR$20mil.Osecretári­ocomandou a PM em 2012, durante a gestão de Cabral. O BEP era unidade destinada a policiais e foi desativada em 2015, após uma juíza da Vara de Execuções Penais (VEP) ter sido atacada pelos presos, durante fiscalizaç­ão. Ao ‘Fantástico’, da TV Globo, o secretário negou que Cabral váobterpri­vilégios.Apromotora Valéria Videira, responsáve­l pela fiscalizaç­ão de penitenciá­rias, pensa diferente. “Vai virar mansão pra Lava-Jato. A falta de fiscalizaç­ão e a vulnerabil­idade do local vão propiciar o ingresso de mordomias e vantagens que hoje não estão ocorrendo(emBangu)”,disseaomes­mo programa.

COLCHÕES DE ATLETAS

Como mostrou o ‘Fantástico’, na nova cela, Cabral e os demais acusados na Operação Calicute (desmembram­ento da Lava-Jato), terão mais conforto, pois vão dormir em colchões usados por atletas durante a Olimpíada, além de mais privacidad­e na hora do banho. Além dos presos federais, os de nível superior e internos de pensão alimentíci­a estão entre os que serão transferid­os para a nova unidade, que terás 216 vagas.

 ?? ARQUIVO O DIA ?? Policiais presos no antigo BEP foram transferid­os para Niterói, após ataque a juíza de execuções penais
ARQUIVO O DIA Policiais presos no antigo BEP foram transferid­os para Niterói, após ataque a juíza de execuções penais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil