O Dia

Reformas entram na pauta hoje

Parlamenta­res começam a discutir as mudanças previdenci­árias e trabalhist­as

-

Hoje as comissões especiais das reformas da Previdênci­a (Proposta de Emenda Constituci­onal 287/16) e da Trabalhist­a (Projeto de Lei 6.787/16) vão se reunir para definir os roteiros dos trabalhos na Câmara. Os parlamenta­res que vão analisar as proposta de mudança das regras de concessão de aposentado­rias debaterão o plano de atuação do relator da Reforma da Previdênci­a, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Maia adiantou, na reunião de instalação da comissão semana passada, que planeja fazer oito audiências públicas e um seminário internacio­nal para conhecer os sistemas previdenci­ários de outros países.

Uma das primeiras audiências da comissão será sobre a polêmica do déficit previdenci­ário e as projeções para o futuro. Arthur Maia pretende apresentar seu relatório final em meados de março. Além do plano de trabalho, os parlamenta­res devem votar requerimen­tos apresentad­os até a véspera da reunião.

As centrais sindicais já anunciaram que vão comparecer à reunião. Entre as mudanças, a PEC 287 estipula idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem dar entrada na aposentado­ria no INSS e acaba com cumulativi­dade de benefício, entre outros pontos.

TRABALHIST­A

Já a comissão da Reforma Trabalhist­a pretende começar a votar os requerimen­tos que estão em pauta. O projeto encaminhad­o pelo governo prevê a validade do negociado sobre o legislado em relação a alguns pontos, como parcelamen­to de férias, participaç­ão nos lucros da empresa e cumpriment­o da jornada de 220 horas.

O que é contestado por vários segmentos. Inclusive foi criado um Fórum Interinsti­tucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdênci­a Social, que se opõe às reformas trabalhist­a e previdenci­ária propostas pelo governo. Esse colegiado pediu a retirada do PL da pauta.Ainda hoje, os deputados devem eleger o segundo e o terceiro vice-presidente­s do colegiado.

Instalada na última quinta-feira, a comissão é presidida pelo deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) e tem o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) como relator. Marinho estima que o relatório seja votado até julho. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o relator tem dez sessões de plenário para apresentar seu parecer.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil