O Dia

Especialis­tas dão seus palpites sobre quem será a escola campeã na Sapucaí

Beija-Flor é a favorita ao título deste ano, seguida de perto pela Mangueira. Portela corre por fora

- CAIO BARBOSA caio.barbosa@odia.com.br

Adisputa pelo título de campeã do Carnaval deste ano vai ficar entre as três maiores escolas do país. É briga de cachorro grande, segundo os especialis­tas que participam do II Bolão de Carnaval O DIA, e que acompanham os preparativ­os da folia durante o ano todo.

Para eles, a Beija-Flor, maior campeã da Marquês de Sapucaí, é a favorita ao título, seguida bem de perto pela Mangueira, a atual campeã. A Portela, hegemônica na história do Carnaval desde os anos 40, mas que desde 1970 não vence sozinha os desfiles, corre por fora.

A escola de Nilópolis, que se transformo­u numa máquina de conquistar títulos (13 campeonato­s e 12 vices em 40 anos), tem a seu favor um enredo muito elogiado (Iracema — A Virgem dos Lábios de Mel) e um samba considerad­o o melhor do ano.

Já a Mangueira vem com o talento inovador do carnavales­co Leandro Vieira, além de um dobradinha paramuitos­imbatível:aempolgaçã­o da sua torcida, após o título de 2016, aliada a um grande samba sobre um enredo de muito apelo popular (Só com a ajuda do Santo).

“As duas vêm com sambas que são sensaciona­is. A Beija-Flor ouviu sua comunidade e escolheu o samba que mais reflete a história de amor da Iracema. ‘Vou cantar Juremê’ virou chiclete entre os sambistas de todas escolas de samba. Mostrou ser fundamenta­l para Beija-Flor passar novamente o rolo compressor pela Sapucaí”, opina Alberto João, editor do site Carnavales­co.

Para Anderson Baltar, editor do site Rádio Arquibanca­da, há um componente místico em favor da Verde e Rosa: a Beija-Flor nunca foi campeã desfilando no domingo de Carnaval.

“A escola de Nilópolis fará um grande Carnaval, mas acho que a Mangueira vem forte novamente e impulsiona­da com um samba com muita pegada, do jeito que os mangueiren­ses gostam”, diz Anderson Baltar.

 ??  ??
 ?? SEVERINO SILVA/8.2.2016 ?? Campeã de 2016, Verde e Rosa disputará o bi com escola de Nilópolis, uma máquina de vencer títulos
SEVERINO SILVA/8.2.2016 Campeã de 2016, Verde e Rosa disputará o bi com escola de Nilópolis, uma máquina de vencer títulos
 ?? JOÃO LAET/7.2.2016 ??
JOÃO LAET/7.2.2016
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil