O Dia

Viola Davis e as origens de Rose

Ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvant­e por ‘Um Limite Entre Nós’, atriz revela as inspiraçõe­s de sua personagem

-

Viola Davis, 51 anos, levou no domingo o Oscar de melhor atriz coadjuvant­e, por sua atuação em ‘Um Limite Entre Nós’, que estreia hoje e exibe os problemas enfrentado­s por uma família de afro-americanos em 1957, na Pensilvâni­a. E a atriz é direta ao falar, em entrevista realizada pela Paramount (produtora do longa), sobre como o preconceit­o racial afetou sua vida.

“Cresci num ambiente predominad­o por pessoas brancas, e os professore­s me disseram que os negros não podiam ler nem escrever nada durante a escravidão”, contou ela, primeira atriz negra a ganhar a chamada ‘Tríplice Coroa de Atuação’, por ter sido premiada com os prêmios máximos do cinema (Oscar), TV (Emmy) e teatro (Tony).

No filme, Viola interpreta Rose, mãe de família que tem relacionam­ento turbulento com o marido — o irascível Troy (interpreta­do por Denzel Washington, também diretor do filme), um lixeiro que tentou ser jogador de basquete na infância, mas não conseguiu espaço nas ligas por só haver vagas para atletas brancos. No decorrer da história, Rose faz grandes sacrifício­s pessoais para manter a família unida. E Viola diz ter se inspirado em várias mulheres para compor o papel.

“Inspirei-me em mim, minha mãe, minha assessora de imprensa e minha agente. Todas as mulheres que existem, negras ou brancas. Todas as mulheres que já conheci, as quais se sacrificar­am, se doaram, em qualquer época. Aquela que sentiu como se tivesse dado um pedaço de sua vida por um bem maior. Esse é nosso poder como mulheres”, conta, lamentando que as mulheres sejam “ensinadas a reprimir nossos sonhos, nossas esperanças e nossa voz”. A história de ‘Um Limite Entre Nós’ se passa nos anos 1950. Viola, nascida em 1965, vê semelhança­s entre a vida de Troy e a de seu pai. “Ambos vieram da mesma geração. Meu pai nasceu em 1936. Tudo que ele sabia era que disciplina era apanhar. E seu pai, como o pai de Troy, batia nele provavelme­nte porque era da primeira geração após a escravidão. Eles não sabiam como negociar o papel do pai. E tiveram que enfrentar sonhos perdidos, oportunida­des perdidas”, diz.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? No alto, Viola com Denzel Washington e com Jovan Adepo (seu filho no filme). Acima, ganhando o Oscar
DIVULGAÇÃO No alto, Viola com Denzel Washington e com Jovan Adepo (seu filho no filme). Acima, ganhando o Oscar
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil