O Dia

Acidente: falhas seriam da escola

Responsáve­is por atropelame­nto com carro da Tuiuti responderã­o por lesão corporal culposa

- ADRIANA CRUZ adriana.cruz@odia.com.br Com a estagiára Alessandra Monnerat

Ainvestiga­ção da 6ª DP (Cidade Nova) sobre o acidente com último carro da Paraíso do Tuiuti — que resultou em 20 feridos no desfile do fim de semana — aponta para falhas e negligênci­as da agremiação. O motorista da alegoria, Francisco de Assis Lopes, só contava com uma pessoa para orientá-lo, sem rádio de comunicaçã­o, quando seriam necessária­s mais quatro. Ele não tinha visão do trajeto. Os responsáve­is podem responder por lesão corporal culposa (quando não há intenção) grave. Apena máxima chega a um ano e quatro meses de detenção e o caso deve ir parar em um Juizado Especial Criminal (Jecrim).

A delegada disse que não apenas o motorista será punido. “Estamos investigan­do todos”, declarou Maria Aparecida Mallet. Segundo a perícia preliminar, uma das rodas estava quebrada, mas ainda não está comprovado que houve relação direta com o desgoverno do carro. O diretor de alegoria, Jaime Vasconcelo­s, prestou depoimento ontem por duas horas. “Ele disse que não encontrou dificuldad­e com o veículo nem na saída do barracão nem quando entrou na avenida”, explicou.

O engenheiro responsáve­l Edson Marcos Gaspar de Andrade, tem prazo de 48 horas para apresentar os relatórios de execução e de vistoria do carro aos investigad­ores. Chama a atenção o fato de ele trabalhar para outras oito escolas do Grupo Especial e para a Liga Independen­te das Escolas de Samba (Liesa). Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CreaRJ), se for comprovada a negligênci­a do profission­al, ele pode ser punido até com a cassação do registro.

O presidente da Liesa, Jorge Castanheir­a, que também foi ouvido ontem na delegacia, defendeu Andrade. “Ele faz a supervisão dos trabalhos de engenharia das empresas contratada­s e, por já estar na Cida dedo Samba e ser conhecido das escolas, faz o acompanham­ento das alegorias ”, alegou. Sustentou ainda que o acidente na Tuiuti é resultado de“problema técnico ou imperícia ”. Rechaçou também ateseda escol ad eque a pintura teve a ver como acidente.

Castanheir­a vai apresentar à delegada documentos que comprovam que atinta foi a mesma utiliza dano ano passado .“É ames made todos os anos e feita especialme­nte para o Sambódromo, com uma aderência maior. Vamos apresentar­asnotas fiscais ”, disse.

Segunda-feira, a partir das 10h, os responsáve­is pela Unidos da Tijuca cuja estrutura metálica do carro de Nova Orleans desabou deixando 12 feridos, serão ouvidos, entre eles o presidente Fernando Horta. Um dos feridos foi ouvido ontem.

 ?? MAÍRA COELHO ?? Engenheiro­s do Crea estiveram ontem na cidade do Samba para inspeciona­r documentaç­ão técnica dos carros que desfilarão hoje na Sapucaí
MAÍRA COELHO Engenheiro­s do Crea estiveram ontem na cidade do Samba para inspeciona­r documentaç­ão técnica dos carros que desfilarão hoje na Sapucaí
 ??  ?? Bombeiros aprovaram os carros que irão ao desfile das Campeãs no que diz respeito a riscos de incêndio
Bombeiros aprovaram os carros que irão ao desfile das Campeãs no que diz respeito a riscos de incêndio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil