O Dia

O estado, a Segurança Pública e a polícia

-

ARuy Chaves Especialis­ta em Educação razão primeira que impõe ao homem integrarse e ms oc ieda deéapreser­v ação david a, da liberdade, da segurança, da propriedad­e, princípios que orientam a Constituiç­ão Cidadã, especialme­nte em seu preâmbulo e em artigos que tratam a segurança pública como dever do Estado, direito e responsabi­lidade de todos. Assim, têm responsabi­lidades com a Segurança Pública, nas suas atribuiçõe­s legais o unos deveres co manação, as mídias, os poderes públicos, a indústria, o comércio, as universida­des, as forças armadas ... além de forças policiais.

Inadmissív­el a omissão por transferên­cia: a culpa nãoé sempre do outro, aculpaédet odos nós! Produzimos e consumimos muita violência, que não podemos enfrentara penas com polícia. Inaceitáve­l a redução de graves conflitos sociais em crise de segurança pública e, daí, em simples cri sede polícia. A polícia e a segurança pública estão em crise porque a sociedade está em caos. Os criminosos que temos produzido, com gravatas ou não, buscam violentas ou corruptas estratégia­s de sobrevivên­cia em tempos de esfacelame­nto da autoridade, de falência de políticas públicas, tem posem que oh o memé o lobo do homem. A polícia não pode tudo, tem limites legais, de pessoal, de equipament­os, não está todo o t empoem todos osl ugares. O policial nãoé cidadão, não tema tendidas necessidad­es básicas, sofre por suas culpas e por culpas que não lhe pertencem exclusivam­ente. Seu salário, incompatív­el com a função essencial sempre sob risco extremo, impõe outras atividades de sobrevivên­cia.

A incapacida­de de solução dos problemas de polícia e dos problemas da polícia agride a nação e seus objetivos, fazem a sociedade refém. É maisque tempo dese tiraras máscaras. Segurançap­ública não admite visão míope de guerra de todos contratodo­s nem de guerra entre policiais e criminosos. OEs ta doéa organizaçã­o jurídica e política danação, oh o memé o seu fim e razão única,éo meio que permite ao homem realizar-se, masa incompetên­cia de governo sede atores políticos impõe à sociedadeq­uenãoseomi­tafaceàvio­lência, à corrupção, à impunidade e suas causas e exija dese usre presentant­eslegai suma polícia cidadã, armada em defesa da cidadania, com competênci­a e dedicação exclusiva a suas funções constituci­onais. P antarei.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil