O Dia

Orfanato tinha vala com restos de 800 bebês

Casa gerida por irmãs católicas recebia mães solteiras e realizava partos em troca de trabalho, mas governo da Irlanda investiga maus-tratos e abortos

- Dublin

Uma descoberta macabra chocou a Europa ontem. Grupo de especialis­tas localizou restos mortais de bebês enterrados em fossa comum de antigo orfanato católico na Irlanda, onde se suspeita terem morrido 800 crianças. A Casa das Irmãs do Bom Socorro fica na cidade de Tuam, no Condado de Galway, e funcionou entre 1925 e 1961 como um lar para nenéns e mães solteiras jovens da Irlanda. Testes de DNA apontaram que as crianças enterradas tinham entre 35 semanas e 3 anos.

A investigaç­ão foi feita por uma comissão instituída pelo governo para apurar a atuação de centros religiosos no auxílio a jovens grávidas, após denúncia da historiado­ra Catherine Corless, que descobrira a certidão de óbito de 800 crianças residentes na instituiçã­o, mas nunca os registros de enterro delas. Suas pesquisas tentam lançar luz sobre os altos índices de mortalidad­e infantil registrado­s nessas instituiçõ­es.

A comissão afirma que as mulheres e jovens que viveram nas casas católicas e conventos sofreram fome, miséria e tratamento­s violentos, o que levou à morte de várias meninas e de seus bebês. Muitas jovens trabalhava­m gratuitame­nte em troca do ‘auxílio’ das freiras na gravidez. Após os bebês nascerem, eles eram colocados em uma ala separada da de suas mães e entregues para adoção.

O governo estimou que cerca de 35 mil mães solteiras passaram por algum dos dez centros de acolhiment­o administra­dos por ordens católicas desde a criação do Estado irlandês, em 1922, e nos anos 60. A mortalidad­e infantil nesses lugares chegou a 50%.

O filme ‘Philomena’, de 2013, narra episódio inspirado em fatos ocorridos na Irlanda em 1952, com uma mulher que engravidou na adolescênc­ia, foi mandada para o Convento Roscrea e teve seu filho vendido pelas freiras. Em 2014, a mulher que inspirou o filme, Philomena Lee, nascida na Irlanda, reuniu-se com o Papa Francisco, no Vaticano. Ela está à frente do ‘Philomena Project’, que tenta ajudar outras mães a encontrar seus filhos e luta para que o governo irlandês promulgue lei que permita consultas a registros de adotados.

 ?? EFE/AIDAN CRAWLEY/06.06.14 ?? No início das investigaç­ões, há três anos, engenheiro­s usaram georradare­s para localizar as covas rasas
EFE/AIDAN CRAWLEY/06.06.14 No início das investigaç­ões, há três anos, engenheiro­s usaram georradare­s para localizar as covas rasas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil