O Dia

Uma história para contar no Samba do Quilombo

Comunidade quilombola será a primeira do Brasil a participar de Censo do IBGE

- Da estagiária Alessandra Monnerat

No me ioda Serrada Tiririca, em Niterói, vive uma comunidade que fez (e ainda faz) história. Ali fica o Quilombo do Grotão, território da primeira população quilombola a participar de um Censo. Entre terça e quinta-feira funcionári­os do IBGE vão ao local para entrevista­r os moradores e incluí-losnas estatístic­as de 2020. Mas os pesquisado­r esvão perder, por poucos dias, duastr adições do Quilombo: afeijoada( sábados e domingos, a partir das 12 h30)ea roda de samba( domingos, a partir das14h 30).

Porém, como explica José Renato da Costa, o Renatão do Quilombo, de 50 anos, talvez eles consigam sentir cheirinho de feijão :“Temperamos na quinta ecolocamos na água quente na sexta. O feijão fica cozinhando anoite to dana brasa. Isso faz com que o caldo fique bem grossinho”.

A tradição começou em 2003, em um momento crucial paraos moradores. O quilombo, sempre ameaçado pela especulaçã­o imobiliári­a, vivia como medo de desapropri­ação para a delimitaçã­o do Parque Estadual da Serra da Tiririca. O samba surgiu co mouma forma de reafirmara forçada cultura afro brasileira e trazer visibilida­de para a questão quilombola, além de resgatara memória da família que originou a comunidade.

“Meu avô era o maior fanfarrão”, contou a professora Bárbara Lisboa, 28, sobrinha de Renatão. “De vez em quando, ele fazia ladainha, forró. Em 2003, a ide iaera faze rum samba que fosse da identidade da família. Minha prima Mariana Braga tocava cavaquinho e ela originou o samba da comunidade, até hoje o de maior sucesso. Deu certo e fizemos outros sambas, cada um com uma bandeira”.

Aos domingos também acontece acapoeirad­o quilombo, a partir das10h. Como a roda és embandeira, várias nações( ou variações do jogo) participam. Vem gente até de outros países, como Estados Unidos, Noruega, Alemanha e França .“Todo o mundo vem jogar. Na Europa, todo mundo conhece a ‘Capoeira do Meio do Mato’”, disse Renatão, orgulhoso.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? O Quilombo do Grotão fica no meio da Serra da Tiririca, em Niterói; comunidade teve que lutar para permanecer na área, um parque estadual
FOTOS DIVULGAÇÃO O Quilombo do Grotão fica no meio da Serra da Tiririca, em Niterói; comunidade teve que lutar para permanecer na área, um parque estadual
 ??  ?? Cada fim de semana traz uma roda de samba com ritmo diferente
Cada fim de semana traz uma roda de samba com ritmo diferente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil