O Dia

Calendário só após duodécimo

Data de crédito de salário do Executivo Estadual será definida após repasses a Poderes

-

O calendário de pagamento dos salários de fevereiro dos servidores do Executivo Estadual só começará a ser definido pelo governo após o repasse dos duodécimos — do mês de março — aos Poderes Judiciário e Legislativ­o e ao Ministério Público do Estado do Rio e Defensoria Pública do Estado. Essa transferên­cia de recursos tem que ser feita até o dia 20, ou seja, amanhã.

“Agora é repasse para os poderes”, afirmou à coluna o governador Luiz Fernando Pezão, confirmand­o ainda que o calendário só será estabeleci­do após esse pagamento.

A transferên­cia dos valores devidos aos Poderes (e previstos no orçamento) até o dia 20 é uma determinaç­ão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em audiência de conciliaçã­o entre o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e o governo, e presidida pelo ministro Dias Toffoli, em dezembro de 2016, ficou definido que, até dezembro de 2017, o Executivo do Rio deveria efetuar o repasse do orçamento neste prazo.

A decisão é decorrente de ação proposta pelo TJ-RJ, que , diante dos atrasos, foi ao Supremo para exigir que as transferên­cias fossem feitas em dia. A Constituiç­ão também determina que os recursos têm que ser repassados aos Poderes até o dia 20.

Procurada, a Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamen­to informou que os repasses já começaram a ser feitos aos órgãos.

CORTE NO REPASSE

Na mesma decisão, Toffoli autorizou o estado a descontar 19,6% da receita corrente líquida prevista na Lei Orçamentár­ia Anual estadual. Diante disso, desde janeiro o governo faz o repasse do duodécimo de custeio (não o de pessoal), com a aplicação do desconto, informou a Fazenda. Isso “para adequar a previsão orçamentár­ia à receita efetivamen­te realizada, conforme a diferença entre os valores da receita corrente líquida no projeto de lei orçamentár­ia anual e na Lei Orçamentár­ia Anual.

 ?? SEVERINO SILVA/23.12.2016 ?? Servidores estaduais enfrentam atrasos salariais e parcelamen­tos
SEVERINO SILVA/23.12.2016 Servidores estaduais enfrentam atrasos salariais e parcelamen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil