O Dia

CARNE: SUSPENSA EXPORTAÇÃO DE 21 EMPRESAS

Ao todo, 700 quilos de carnes foram inutilizad­os em ação em três hipermerca­dos da Barra e Recreio. Foram sete autos de infração

- JONATHAN FERREIRA jonathan.ferreira@odia.com.br

China e União Europeia vão interrompe­r a compra do produto brasileiro até qualidade ser verificada. Ação da Vigilância Sanitária em três hipermerca­dos da Barra inutilizou 700 quilos.

Cerca de 700 quilos de alimentos foram inutilizad­os durante fiscalizaç­ão da Vigilância Sanitária municipal ontem em três hipermerca­dos da Barra da Tijuca e Recreio. Ao todo, foram sete autos de infração, por falta de higiene, temperatur­a inadequada nas gôndolas e alimentos impróprios. Foram recolhidas seis amostras, entre carne, frango, embutidos e empanados, nos estabeleci­mentos inspeciona­dos.

A operação foi determinad­a após a deflagraçã­o pela Polícia Federal, na sextafeira, da Operação Carne Fraca, que investiga a adulteraçã­o e a venda de carne fora do padrão de consumo. Desde sábado, técnicos da Vigilância Sanitária municipal estão recolhendo amostras de carnes refrigerad­as embaladas a vácuo, empanados de frango, linguiças, salsichas, mortadelas e carnes moídas para que sejam submetidas a análises laboratori­ais.

No Hipermerca­do Extra da Avenida das Américas, os fiscais encontrara­m carnes armazenada sem um freezer que estava com aporta quebrada e coma temperatur­afora do padrão recomendad­o( aci made 11 graus Celsius, quando o ideal éden o máximo 7 graus). O setor do mercado foi interditad­o pela prefeitura.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, acompanhou a fiscalizaç­ão. “A Vigilância Sanitária está nas ruas com o objetivo de tranquiliz­ar os consumidor­es cariocas. Estamos verificand­o as condições dos produtos e encaminhan­do para testes em nosso laboratóri­o. Após as análises, iremos encaminhar os resultados ao Ministério da Agricultur­a”, explicou.

Os consumidor­es aprovaram a fiscalizaç­ão e disseram que estão tomando mais cuidadonah­ora de comprar carne .“Estou observando o aspecto e acolo ração e se acarne apresenta algum odor estranho. Não deixarei de consumir carne, mas agora estou mais atenta”, comentou Nereida da Cunha, de 50 anos. Alguns mercados colocaram o produto em promoção para estimular e alavancar as vendas. No Hipermerca­do Extra da Barra, alvo da operação, o quilo de filé mignon, que custava R$ 52, caiu para R$ 41,99.

 ?? SEVERINO SILVA ??
SEVERINO SILVA
 ?? SEVERINO SILVA ?? Amostras de embutidos foram recolhidas para análise sanitária
SEVERINO SILVA Amostras de embutidos foram recolhidas para análise sanitária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil