O Dia

Igreja é atacada sete vezes nos últimos dois anos

Templo em São Gonçalo foi roubado duas vezes desde sábado. Padre: ‘Há perigo em todo lugar’

- PAOLA LUCAS paola.lucas@odia.com.br

AIgreja de São Gonçalo do Amarante, no Centro de São Gonçalo, foi vítima de ações de bandidos duas vezes em dois dias. Ontem, à tarde, quando a equipe do DIA chegava ao local para apurar o roubo à paróquia ocorrido na noite de sábado para domingo, outro assalto havia acontecido 15 minutos antes. Só nos últimos dois anos, a igreja foi assaltada sete vezes

No caso deste fim de semana, dois homens armados em uma moto abordaram outro motociclis­ta que saía do estacionam­ento da igreja, por volta das 14h. Segundo o manobrista Maicon Ruan, de 26 anos, que trabalha no local, os homens levaram colar, celular e R$ 300 da vítima.

“Aqui há muito pouco policiamen­to. Estamos no Centro, teria que ter mais homens. Na praça, a uns 500 metros daqui, tem uma cabine da Guarda Municipal mas eles ficam lá dentro, não adianta”, contou Ruan.

Responsáve­l pela Paróquia, o padre André Luis Siqueira não acredita que a igreja tenha se tornado alvo de assaltante­s, para ele, o perigo está em todo lugar. “O estado inteiro está exposto, não é só aqui”, diz. Quanto à ação dos assaltante­s no fim de semana, o padre acredita que os envolvidos sejam usuários de droga ou moradores de rua, perfil muito comum naquela localidade. “Levaram apenas celulares e dinheiro. Computador não levaram, não mexeram no sistema de som. Não estamos falando de uma quadrilha especializ­ada. Foi só o dano material”, conta o padre, que acrescento­u que não havia ninguém no local.

A igreja, que data do século 17, está em processo de restauraçã­o e, para o padre AndréLuisS­iqueira,nãoéviável investir em segurança. “Colocar uma equipe de segurança não é tão simples, tem um custo alto. Talvez no futuro, hoje não temos como pagar. Sódeáreapl­anasãomais­de7 mil metros quadrados, sem contaraáre­adomorroqu­efica atrás”, explica o Padre, que atéhojenão­teminforma­ções sobre as investigaç­ões dos últimos assaltos no local.

O caso foi registrado na 72 DP (São Gonçalo). O delegado titular, Flavio Narciso, já recebeu as imagens das câmeras de segurança do local e investiga o caso. Durante a perícia, sua equipe não encontrou vestígios de digitais. Quem tiver informaçõe­s e puder colaborar com o caso, a 72ª DP disponibil­iza um canal via WhatsApp através do número (21) 99020-0048.

Comomedida­maisconcre­taeimediat­a,dopontodev­istadopáro­co,paraajudar­adiminuiro­sassaltosn­aquelaregi­ão ele vai criar um projeto para atendiment­o à população de rua. “Claro que quem fez isso (assalto) deve pagar, mas nós aqui da igreja não queremos pagar o mal com mal, queremos ajudar essa população”, conclui o pároco.

 ?? FOTOS MÁRCIO MERCANTE ?? Igreja São Gonçalo do Amarante tem mais de 400 anos e tem peças de valor histórico, que atraíram bandidos
FOTOS MÁRCIO MERCANTE Igreja São Gonçalo do Amarante tem mais de 400 anos e tem peças de valor histórico, que atraíram bandidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil