O Dia

Excessos da ‘Carne Fraca’

Países suspendem compra de produto brasileiro; PF é acusada de ‘aumentar problema’

-

Ontem, críticas à Operação Carne Fraca cresceram, diante das con se quências que começarama surgir. O pecuarista e vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Pedro de Camargo Neto, perguntado sobre possível estrago na pecuária brasileira­da ação da PF, disseque a instituiçã­o“aumentou o problema ”.

“O estardalha­ço que a PolíciaFed­eral( PF) fez para apresenta roque encontrou depois dedo is anos deinvestig­açãoé oque eu não consegui entender. Quando a PF apresentou a operação como a maior da história, ela deu destaque para o tamanho do crime. Mas quando você vai para os fatos ... Achoque existe pontualmen­te algo real e tem que ser punido, mas é menor do que foi apresentad­o”.

O próprio ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, condenou aforma como a operação foi apresentad­a: “Ficou para o imaginário do brasileiro a história do papelão, e não é isso. É uma investigaç­ão de dois anos e não tem nenhum laudo”.

O ministro se referia a declaraçõe­s do responsáve­l pela investigaç­ão, Maurício Moscardi Grillo, informando que haveria mistura de papelão na carne processada, quando, na verdade, a referência era ao uso do material para embalagem.

LICENÇAS SUSPENSAS

Maggi anunciou a suspensão da licença de exportação de 21 plantas de frigorífic­os sob investigaç­ão na operação, mas afirmou que continuará a permitir a venda dos produtos no mercado interno.

O ministro alegou que as medidas dentro do país podem ser mais brandas porque há controle rígido dos procedimen­tos. “No mercado interno, temos mais controle”, disse.

 ?? FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL ?? Ministro Blairo Maggi, da Agricultur­a: queixas contra a Polícia Federal
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL Ministro Blairo Maggi, da Agricultur­a: queixas contra a Polícia Federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil