O Dia

Trabalhado­r corre para fugir da Reforma da Previdênci­a

Pedidos de aposentado­rias aumentam mais de 60% nos dois primeiros meses do ano em relação a 2016 no estado

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Aapreensão com a aprovação da Proposta de Emenda Constituci­onal (PEC) 287, que trata da Reforma da Previdênci­a, fez o número de pedidos de aposentado­rias em todo Estado do Rio subir mais de 60% somente nos dois primeiros meses deste ano em relação a 2016. Segundo dados a que O DIA teve acesso, em janeiro e fevereiro do ano passado, a quantidade de requerimen­tos saltou de cerca de 35 mil para mais de 58 mil pedidos de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão e por idade no mesmo período de 2017.

E a grande demanda tem “empurrado” agendament­os para daqui até cinco meses no Município do Rio. O DIA fez ainda simulações de agendament­o de serviços no site www.previdenci­a.gov.br e constatou que as datas variam de dois a cinco meses, dependendo da região. Em uma delas, por exemplo, tendo como base um CEP — que é solicitado — da Lapa, região central do Rio, o atendiment­o foi marcado para 3 de agosto deste ano na agência Centro, que fica na Av. Marechal Floriano.

Mas se o segurado se dispuser a atravessar a Baía de Guanabara, o atendiment­o pode ser feito no dia 18 do próximo mês na agência São Gonçalo. O site ainda dá opções de atendiment­o em Vassouras (3 de maio), Tanguá (8 de maio), e Miguel Pereira (12 de maio). Procurado, o INSS em Brasília não se manifestou sobre os dados.

Na avaliação do especialis­ta em Direito Previdenci­ário Murilo Aith, do escritório Aith, Badari e Luchin, as pessoas têm medo porque sabem que a reforma vai aumentar os requisitos para a concessão. “Com isso, pensam ser melhor se contentar com a que já têm direito, do que esperar as mudanças”, diz.

A PEC prevê, entre outros pontos, implementa­r idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar pelo INSS, contribuiç­ão mínima de 49 anos para receber aposentado­ria integral, com tempo mínimo de contribuiç­ão de 25 anos. Há regra de transição que impõe pedágio de 50% sobre o tempo que falta para aposentar aos homens com 50 anos de idade ou mais e mulheres a partir dos 45 anos.

A PEC assusta quem está em vias de aposentar. O que mais aflige a secretária escolar Leila Gama, 49, é o aumento no tempo de contribuiç­ão. “Fiz a contagem de tempo e falta um ano e dois meses para me aposentar, se essa reforma passar terei que trabalhar mais tempo”, conta.

 ?? MARCIO MERCANTE/31.8.2016 ?? Aith: a partir do contato com INSS, começa a contagem de tempo de concessão. Demora garante atrasados
MARCIO MERCANTE/31.8.2016 Aith: a partir do contato com INSS, começa a contagem de tempo de concessão. Demora garante atrasados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil