O Dia

Norueguese­s são os mais felizes

Ranking da ONU traz mudança no topo; Brasil cai e agora aparece em 22º, entre 155 países

- Nova York, Estados Unidos

OBrasil foi eleito o 22º país mais feliz do mundo, de acordo com o ‘Relatório Mundial da Felicidade 2017’, divulgado ontem. A lista, com 155 nações, foi elaborada pela Rede de Soluções de Desenvolvi­mento Sustentáve­l da ONU, coincidind­o com o Dia Internacio­nal da Felicidade. No primeiro lugar está a Noruega, que desbancou a Dinamarca. Entre os latino-americanos, o primeiro lugar ficou com a Costa Rica, que ficou em 11º na classifica­ção mundial.

O informe combina seis fatores: PIB per capita, expectativ­a de vida saudável, apoio social (ter alguém em quem confiar em momentos difíceis), ausência de corrupção no governo e nas empresas, liberdade social e generosida­de (medida por doações recentes).

“O que importa é o ser humano. Se a riqueza dificulta os relacionam­entos frequentes e confiáveis entre pessoas, será que vale a pena têla?”, perguntou John Helliwell, autor principal do estudo e economista na Universida­de da Colúmbia Britânica, no Canadá. “O lado material pode acabar atrapalhan­do o lado humano.”

O relatório avalia as mudanças ocorridas entre os períodos de 2005 a 2007 e de 2014 a 2016 para 126 países. Segundo estes cálculos, as nações que melhoraram seus índices são maioria na América Latina e no Caribe. A Nicarágua é o estado que mais avançou desde 2005, com um aumento de 1,364 pontos. A maior parte dos Estados da América do Sul conseguiu aumentar seus índices de felicidade em 12 anos, tendência que contrasta com a baixa da Venezuela, país que mais piorou.

No mesmo período, os indicadore­s de felicidade se estagnaram ou diminuíram relativame­nte na América Central, e paradoxalm­ente, o país melhor qualificad­o no continente, Costa Rica, foi o que mais piorou em 12 anos em sua região.

No outro extremo, os 10 países mais infelizes do mundo são: República Centro-Africana, Burundi, Tanzânia, Síria, Ruanda, Togo, Guiné, Libéria, Sudão do Sul e Iêmen.

 ?? EFE/NILS-ERIK BJOERHOLT ?? Família em Lofoten: senso de comunidade na Noruega é destaque
EFE/NILS-ERIK BJOERHOLT Família em Lofoten: senso de comunidade na Noruega é destaque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil