O Dia

Carnes de três frigorífic­os suspeitos serão recolhidas

Determinaç­ão é de órgão do Ministério da Justiça. Grandes supermerca­dos, no entanto, já vêm retirando das gôndolas os produtos investigad­os por fraude

-

Três frigorífic­os investigad­os na Operação Carne Fraca vão ter que recolher produtos do mercado e reembolsar os consumidor­es que tenham comprado suas mercadoria­s. A determinaç­ão é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. Os frigorífic­os Peccin, Souza Ramos e Transmeat, todos do Paraná, terão cinco dias para dar início ao recall.

A medida atinge apenas as empresas que apresentam problemas sanitários graves, já que a maior par tedos 21 Polícia Feder alna operação está sob suspeita de corrupção e não de problemas comseuspro­dutos.

A Senacon abriu procedimen­tos para apurar as implicaçõe­s da Operação Carne Fraca e notificou as empresas JBS (das marcas Friboi e Seara), BRF (Sadia e Perdigão), Larissa e Mastercarn­es, citadas pela Polícia Federal, a também prestarem esclarecim­entos A determinaç­ão do recall foi feita após pedido de informação ao Ministério da Agricultur­a, que repassou dados de auditorias em 21 frigorífic­os.

Em relação à Peccin, localiza em Curitiba, o Ministério encontrou “suspeita de risco à saúde pública ou adulteraçã­o”. O frigorífic­o foi o que apresentou os problemas sanitários mais graves, como uso de carne fora da validade em embutidos e armazename­nto em condições de resfriamen­to inadequada­s.

Já o estabeleci­mento da Souza Ramos, em Colombo, não tem controle eficiente de sua produção e o Transmeat não tem capacidade de rastrear seus produtos.

Grandes redes de supermerca­dos — como Carrefour, Walmart, Extra e Pão de Açúcar — já tinham retirado das prateleira­s os produtos fabricados pelos frigorífic­os interditad­os pela Polícia Federal.

A Senacon orientou os consumidor­es a manterem aves cruas congeladas ou refrigerad­as e separadas de outros alimentos, optar por carnes bovinas que tenham selo de qualidade e não consumir carnes com aspecto escuro ou esverdeado.

 ?? EFE/SEBASTIÃO MOREIRA ?? Nos açougues e mercados, vendas caíram com a Operação Carne Fraca
EFE/SEBASTIÃO MOREIRA Nos açougues e mercados, vendas caíram com a Operação Carne Fraca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil