O Dia

COMO COMPRAR O CARRO IDEAL

Diretor da Real Veículos, de Itaguaí, empresa com dez anos no mercado, ensina como fechar um bom negócio quando for comprar um automóvel seminovo

- Veja mais no facebook.com/odiajornal

Mesmo em meio à crise econômica, alguns setores seguem aquecidos. É o caso do mercado de carros seminovos. Levantamen­to da Federação Nacional das Associaçõe­s dos Revendedor­es de Veículos Automotore­s (Fenauto) aponta aumento de 24% nas vendas no ano passado, em comparação com 2015. E a procura por usados segue em alta. Mas para fechar um bom negócio e evitar dor de cabeça, é preciso estar atento. Em transmissã­o ao vivo pelo Facebook do DIA, Maurício Augusto, diretor do departamen­to de seminovos da Real Veículos, de Itaguaí, concession­ária que atua há dez anos no segmento, deu uma série de orientaçõe­s.

A primeira questão a ser observada é a imagem da loja. “É importante escolher um estabeleci­mento com idoneidade, tradição e credibilid­ade no mercado”, diz. É preciso verificar se os usados estão em condições regulares de uso, mecânicas e legais. “Na Real Veículos, oferecemos em nosso departamen­to de seminovos somente carros revisados. São mais de 56 itens analisados, com garantia, nota fiscal e com o detalhe da perícia. Uma empresa especializ­ada ainda levanta todo o histórico dos modelos que são oferecidos na troca. Aquele que não tem boa procedênci­a, eu nem compro do cliente”, ensina Augusto.

Para o cliente que quer oferecer seu carro na troca por um novo ou até mesmo por um outro seminovo, o diretor é categórico no que diz respeito às chances do produto obter boa avaliação. “É uma questão simples. Será bem pago o carro que for bem cuidado. Não tem segredo. Lido com isso todos os dias, quem cuidou direito do veículo, respeitou as recomendaç­ões do manual, as manutençõe­s preventiva­s, terá uma ótima avaliação aqui conosco”, explica ele.

Maurício Augusto enumera alguns cuidados básicos para aumentar a vida útil do veículo e obter valor mais alto na revenda. Calibrar os pneus regularmen­te, obedecer o prazo das trocas de óleo e filtros, não fumar dentro do carro, lavar e aspirar o automóvel, e, eventualme­nte, providenci­ar polimento da pintura, além de fazer higienizaç­ão interior, entre outras medidas. “É obvio que eu não pago o preço final nos carros, mas um ótimo valor para que o negócio seja feito. Aqui, 95% das avaliações propostas são aprovadas e o usado entra na troca”, pondera o diretor.

VANTAGENS

Maurício Augusto é taxativo ao citaras vantagens de comprar um sem inovo. Ele ressalta que aecon om iaéaprinci­pal delas, uma vez queé possível adquirir um veículo em boas condições deus o eque já é entregue ao novo dono com o IPVA e o emplacamen­to pagos. O diretor também atenta para a possibilid­ade deter umc ar romais sofisticad­o .“Para quem pode pagar entre R $40 e R $50 mil em um carro, no lugar do b ás ico, épossívell evar um modelo mais completo, potente e confortáve­l, bem conservado e em boas condições de uso ”, observa. Sobre a questão daquilomet­ragem, o especialis­ta sinaliza que oim portanteéo automóvel ter a manutenção em dia. “Diante das revisões e repa rosque fazemos, conseguimo­s vender carros de 80 mi la 100 mil quilômetro­s, que não apresentam problema algum”, esclarece.

NOME LIMPO GARANTE CARRO

Para quem deseja financiar um seminovo, a Real trabalha com diversas operadoras de crédito. “As condições ficam mais fáceis à medida que o cliente tiver um bom ‘score’ na praça. É possível até conseguir opções sem entrada”, destaca ele. O ‘score’ nada mais é do que uma avaliação de histórico do cliente com operações de crédito, além de avaliações de renda, entre outros itens.

Sobre as taxas de juros no financiame­nto, é possível até obter taxa zero, como acontece com os veículos novos. “Se o carro do cliente for pouco usado, bem conservado, com manutençõe­s em dia, eu posso dar taxa zero. A taxa, aliás, varia de acordo com a depreciaçã­o do modelo’, esclarece.

 ?? FOTOS: LEANDRO EIRÓ ??
FOTOS: LEANDRO EIRÓ
 ??  ?? A filial de Itaguaí do Grupo Real comemora 10 anos com modelos Volkswagen e seminovos diversos. O Dia aproveitou a celebração para entrevista­r um especialis­ta da área de usados e tirar dúvidas do consumidor
A filial de Itaguaí do Grupo Real comemora 10 anos com modelos Volkswagen e seminovos diversos. O Dia aproveitou a celebração para entrevista­r um especialis­ta da área de usados e tirar dúvidas do consumidor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil