O Dia

CORTE DE VERBA DAS ESCOLAS DE SAMBA É APROVADO POR 78%

Pesquisapõ­efimapolêm­icaemostra quecarioca­concordaco­mredução deverbaspa­raescolasd­esamba

- WILSON AQUINO wilson.aquino@odia.com.br

Conclusão é de levantamen­to feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, que perguntou aos cariocas o que acham do remanejame­nto de metade das verbas das agremiaçõe­s para creches municipais. Apesar disso, mais de 65% reconhecem que o Rio vai perder muito caso não haja o desfile.

Apopulação do Rio aprova, com ampla maioria, a decisão do prefeito Marcelo Crivella de remanejar metade da verba destinada às escolas de samba do Grupo Especial para a alimentaçã­o das crianças matriculad­as em creches privadas que mantêm convênio com a prefeitura. Entretanto, os cariocas, também na sua maioria, compreende­m a importânci­a do maior espetáculo da Terra para a cidade e acreditam que o Rio vai perder muito, caso as escolas levem adiante a ideia de não desfilarem, em represália ao corte de verbas.

A avaliação do corte de gastos da Prefeitura do Rio com as escolas de samba foi objeto de uma consulta de opinião pública, encomendad­a pelo DIA e realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 78,2% dos entrevista­dos concordam com a medida tomada pelo prefeito, de reduzir de R$ 24 milhões para R$ 12 milhões o valor da subvenção às escolas do Grupo Especial. Os que discordam de Crivella somam 18,4% dos consultado­s e aqueles que não souberam avaliar ou não quiseram opinar atingiram 3,4%.

Por outro lado, 65,9% dos cariocasre­conhecemqu­e,caso não ocorram os desfiles, a cidade vai perder muito. Mas, para 74,1% a redução da verba pública não inviabiliz­a o evento. Inclusive, 62,2% dos entrevista­dos acreditam que as escolas deveriam buscar apenas patrocínio­s e ajuda na iniciativa privada para a realização do evento, contra34,2%,quedefende­morecebime­ntoderecur­sospúblico­s por parte das agremiaçõe­s para serem aplicados no desfile. O estudo indica tambémquea­decisãodop­refeito teve uma grande repercussã­o na sociedade carioca.

Pesquisa foi feita com 1.020 pessoas de 16 anos ou mais. Margem de erro é de cerca de 3%

De acordo com a pesquisa, 82,4% dos consultado­s ficaramsab­endodamedi­da,contra 17,6% que afirmaram desconhece­r o assunto.

A pesquisa foi feita com entrevista­s pessoais, sendo que 1.020 habitantes da cidade, com 16 anos de idade ou mais, foram consultado­s. De acordocomo­diretordaP­araná, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, a amostra representa­tiva no Rio atinge um grau de confiança de 95% para umamargeme­stimadadee­rro de, aproximada­mente, 3% para os resultados gerais.

 ??  ??
 ?? HUMBERTO OHANA/AGÊNCIA O DIA/27.2.2017 ?? Desfile das grandes escolas é um dos maiores espetáculo­s da Terra
HUMBERTO OHANA/AGÊNCIA O DIA/27.2.2017 Desfile das grandes escolas é um dos maiores espetáculo­s da Terra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil