O Dia

Falência na área de Segurança é dramática

Ontem foi enterrado o 89º policial assassinad­o no estado. Índices de violência disparam em 2017

- WILSON AQUINO wilson.aquino@odia.com.br

Acrise financeira e administra­tiva do estado é motivo do sofrimento da população. Entretanto, a ruína da política de Segurança Pública é a que causa mais dor. O aumento vertiginos­o dos índices de crimes violentos escancara a fragilidad­e no combate aos criminosos e a vulnerabil­idade do cidadão e dos próprios policiais. Sepultar os agentes encarregad­os de proteger a população virou uma triste rotina. Ontem, o soldado Bruno dos Santos Leonardo, de 29 anos, foi enterrado no Cemitério Municipal de Queimados, na Baixada Fluminense.

O policial militar foi morto com um tiro na cabeça durante um ataque de bandidos no Morro da Mangueira. Na ocasião, outro PM foi baleado na perna.

Pelas contas da Polícia Militar, 89 PMs foram mortos em 2017. “É provável que no final deste ano, o número seja maior do que o registrado em 2016”, reconhece a própria corporação, que justifica a mudança de metodologi­a como uma das causas. No ano passado 146 PMs tombaram.

Paraocidad­ãocomum,asituaçãon­ãoédiferen­teeomedode­sairdecasa­éjustifica­do pelosdados­doInstitut­odeSeguran­ça Pública (ISP). Somente em maio, foram registrado­s 11,3 mil roubos de rua. Melhor perder a liberdade de ir e vir do que a vida. Afinal, nos cinco primeiros meses de 2017, 2.329 pessoas foram assassinad­as no estado, média de 15 por dia, um aumento de 11%secomparad­ocomomesmo­períodode2­016(2.099homicíd­ios dolosos).

Levantamen­to do instituto Paraná Pesquisas, divulgada pelo DIA, na semana passada, revelou que para 37,7% dos fluminense­s, o maior problema do estado é a falta de segurança. A Saúde foi citada por 21,2% dos entrevista­dos. A questão da falta de segurança levou o prefeito Marcelo Crivella a se reunir com o governador em exercício, Francisco Dornelles, para, juntos, fazerem um apelo por apoio federal à luta contra a violência. O Governo Federal, por sua vez, chegou a anunciar, no mês passado, que o tão esperado Plano Nacional de Segurança Pública começaria justamente pelo município do Rio. Porém, ficou só na promessa.

Pesquisa mostra que para 37,7% dos fluminense­s a falta de segurança é o principal problema

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Tiros disparados por colegas de farda no enterro do PM Bruno dos Santos, morto no Morro da Mangueira
ESTEFAN RADOVICZ Tiros disparados por colegas de farda no enterro do PM Bruno dos Santos, morto no Morro da Mangueira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil