O Dia

Marcos Valério delata o ‘mensalão mineiro’

Publicitár­ioteminfor­maçõessobr­eumaséried­e‘esquemas’eassinouac­ordocomaPF

-

Opublicitá­rio Marcos Valério fechou o acordo de delação premiada que vinha negociando desde o fim do ano passado. Segundo o juiz Wagner de Oliveira Cavalieri, de Contagem (MG), o empresário que ganhou fama com o escândalo do mensalão é “possuidor de inúmeras informaçõe­s de interesse da Justiça e da sociedade brasileira­s”.

A negociação foi comandada pela Polícia Federal, em Minas Gerais. Para ter validade, o acordo terá que ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os termos negociados estão sob sigilo, por envolver pessoas com foro privilegia­do.

Valério deve contar o que sabe sobre o ‘mensalão mineiro’, que ele ajudou a montar e foi o embrião do mensalão petista. Entre os políticos que deverão ser implicados estão os ex-governador­es de Minas Gerais Eduardo Azeredo e Aécio Neves, ambos do PSDB.

Em junho de 2016, os advogados apresentar­am ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) uma proposta de colaboraçã­o para revelar informaçõe­s sobre o caso, no qual é um dos réus. Valério também teria oferecido informaçõe­s a respeito do chamado ‘escândalo de Furnas’, sobre distribuiç­ão de dinheiro desviado dessa empresa para políticos.

Azeredo foi condenado em primeira instância a pena de 20 anos e 10 meses por conta do caso do ’mensalão mineiro’ e aguarda o julgamento do recurso em liberdade.

Marcos Valério cumpre pena de 37 anos pelos crimes julgados no mensalão. Na segunda-feira, o publicitár­io conseguiu transferên­cia para a Associação de Proteção e Assistênci­as ao Condenado (Apac), de Sete Lagoas (MG), uma das suas reivindica­ções para assinar o acordo de delação. A Apac é uma prisão mais branda do que aquela na qual ele vinha cumprindo a pena. O publicitár­io também quer a redução de seu tempo de prisão.

 ?? AGÊNCIA BRASIL ?? Marcos Valério: publicitár­io já foi para presídio com regime mais brando
AGÊNCIA BRASIL Marcos Valério: publicitár­io já foi para presídio com regime mais brando

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil